Se você ainda não ouviu falar no ZMOT essa é a sua chance de entender como funciona o Marketing Digital na prática.

Mostrarei tudo sobre o ZMOT, como ele influencia diretamente o processo de compra dos consumidores e quais técnicas você pode usar para aumentar as conversões do seu negócio online.

O que é ZMOT?

ZMOT (Zero Moment of Truth) ou literalmente Momento Zero da Verdade, é conceito de Marketing Digital desenvolvido pelo Google e Shopper Sciences.

Ele tem base em um estudo científico realizado com mais de 5.000 empresas, com a finalidade de entender o comportamento de compra do consumidor e quais os fatores que influenciam a tomada de decisão durante o processo de compra em um negócio online.

Como funciona o ZMOT?

Talvez você não saiba, mas pratica a estratégia ZMOT todos os dias enquanto navega na internet.

Como? Pesquisando sobre um determinado assunto, marca ou produto, lendo reviews de outras pessoas, comparando preços e até mesmo procurando por cupons de desconto.

Tudo isso sem pisar em nenhuma loja física!

Diferente de nossos pais e avós, que precisam comprar um produto para ter uma opinião sobre o mesmo, hoje em dia com a popularização da internet e dos smartphones você consegue tomar uma decisão de compra antes mesmo de comprar um produto, afinal, a maior parte das informações estão sendo compartilhadas online pelo marketing digital.

Por causa desta abundância de informações e facilidade de acesso, o comportamento durante o processo de compra mudou drasticamente.

Por esse e outros fatores, o marketing tem se baseado muito mais na interação de forma personalizada com o cliente no momento que ele está interessado, ao invés de simplesmente criar campanhas de branding e awareness genéricas para um grande público.

O ZMOT baseia-se em 4 pilares essenciais que fundamentam a sua utilização como uma estratégia de marketing digital consolidada e que apesar de sua importância muitos ainda não as conhecem.

Os quatro pilares do ZMOT

Pilar 1 – ranqueamento nos mecanismos de busca

Muitos de nós, quando estão em dúvida sobre algo, pesquisam no Google, e acessam os primeiros resultados mostrados.

Portanto, aparecer nos primeiros resultados da busca orgânica é algo essencial.

Esta etapa prioriza a utilização dos mecanismos de busca como uma das principais formas de alcançar o público correto, e com isso aumentar o tráfego do seu site ou plataforma.

De acordo estatísticas do Statista, o mecanismo de busca do Google possui um market share que corresponde a 90%, por isso os esforços iniciais no ZMOT devem ser aplicados nessa plataforma.

Uma pesquisa da Chikita demonstra a quantidade de cliques que cada posição de uma busca orgânica realizada no Google recebe.

1 posição  recebe 33% dos cliques;

2 posição  recebe 17,6%, ou seja, pouco mais da metade do #1;

3 posição  recebe 11,4%, ou praticamente um terço do #1

15 posição recebe 0,4%, ou seja, muito pouco.

Resumidamente, quanto melhor você ranqueia, mais acessos você recebe e mais oportunidades são criadas.

Se você tinha alguma dúvida da importância das ações de SEO, espero que tenha entendido o quão relevantes são.

2º Pilar:  comparativos de preços e rankings dos melhores

Durante o processo de compra as pessoas comparam diferentes características de um produto ou serviço, não apenas os preços.

Apresentar os produtos de forma comparativa (figura 1), de modo a facilitar a comparação entre diferentes atributos, ajuda muito a tomada de decisão.

Com tanta informação disponível, o problema hoje em dia não é saber o que comprar, mas sim qual a melhor opção.

zmot zero moment of truth

Com essas informações fica bem mais fácil tomar uma decisão, não é?

Por isso, você enquanto profissional de marketing precisa ajudar seu cliente a entender qual a melhor opção de compra.

Pilar 3:  avaliações e comentários de consumidores

Outra parte importante do ZMOT são as avaliações (ou reviews) que as pessoas publicam sobre suas experiências positivas e/ou negativas sobre um produto ou marca.

Essa opiniões assumem papel importante na decisão dos consumidores, afinal quem quer arriscar comprar um produto que muita gente fala mal?!

Há muitos lugares onde pode-se encontrar estes reviews, desde sites especializados até mesmo em redes sociais, como o Reclame Aqui.

Se você duvida da influência dos reviews, recomendo que considere os seguintes dados fornecidos pela BrightLocal:

  •  95% das pessoas entre 18-34 anos leem reviews;
  • 57% das pessoas só compram de empresas com reviews acima de 4 pontos de 5;
  •  Em média são necessários 10 reviews para convencer uma pessoa.

O boca a boca nunca foi tão forte, porém as pessoas têm usado vários canais da internet para expressar suas opiniões e compartilhar experiências.

Possivelmente você já deve ter desistido de comprar algo porque leu algum comentário negativo, ou mesmo decidiu por experimentar algo novo pois muitas pessoas estavam falando bem.

Completamente normal.

Pilar 4:  cupons de desconto e compra coletiva

Continuando a nossa análise do processo de compra, após buscar por um produto, compará-lo com concorrentes e analisar a experiência de pessoas que já o compraram, a tendência é que busquemos por promoções, descontos e preços mais acessíveis.

O blog Access Development coletou algumas informações importantes:

  •   Pelo menos 80% dos consumidores utiliza cupons;
  •  As pessoas ficam aproximadamente 2 horas por semana buscando promoções na internet;
  •  89% dos consumidores consideram o preço como fator mais importante;
  •  85% dos consumidores pesquisa por descontos antes de visitar uma loja física.

Estando consciente sobre a importância dos preços e promoções e de como eles influenciam na decisão final do consumidor.

Então, é seu dever adaptar o seu negócio aos novos padrões de consumo, oferecer oportunidades como promoções e cupons de desconto para que as pessoas possam experimentar o seu produto e avaliar o seu serviço.

Conclusão

De forma resumida, tentei mostrar o que é o ZMOT e sua importância para o marketing digital.

Após ler este conteúdo, acredito que você tenha entendido a importância das estratégias de SEO, das tabelas de comparativos de preço, dos reviews e dos coupons de desconto.

Sugiro que você se aprofunde mais no ZMOT, afinal todas as estratégias de marketing digital buscam influenciar alguma etapa do ZMOT.

Faça também uma avaliação do seu negócio, site ou ideia para adequá-los ao ZMOT e melhorar o seu alcance digital.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: