O filme Vingadores Ultimato (Avengers Endgame) da Marvel Studios tem ganhado um espaço gigantesco na mídia mundial desde a fase de desenvolvimento.

Em praticamente todos os sites, blogs e vlogs da internet como Ei Nerd e Omelete, o filme é citado, até mesmo nas ruas podemos ver pessoas comentando a respeito do longa dirigido pelos irmãos Russo (the Russo brothers), que aliás, souberam aproveitar e unir muito bem a paixão das HQ’s com a experiência cinematográfica de última geração.

Por isso, não é de estranhar o recorde mundial na pré-venda de ingressos, que arrecadou centenas de milhões de dólares.

Podemos então, dizer que as estratégias de marketing usadas para divulgar Vingadores Ultimato não só foram impecáveis, como também muito bem planejadas pela Marvel (incluindo os vazamentos), além de que, boa parte delas foram (e ainda são) aplicadas na internet em diversos outros filmes do UCM.

Continue lendo para saber se o filme vale a pena e como implementar as sacadas de marketing em seu negócio também!

Vingadores Ultimato é bom? Vale a pena ir no cinema?

Com toda certeza sim! A vibração da galera é surreal em quase todo o filme! Se ainda não comprou seu ingresso, compre agora!

Cada trecho é vinculado com outros filmes importantes e co-relacionados à chegada do titã louco Thanos e seu plano.

Você vai se surpreender com as cenas de ação, principalmente com os personagens Thor, Capitão América, Homem de Ferro e Capitã Marvel.

O final do filme é épico e fecha essa fase do Universo Cinematográfico Marvel com chave de ouro!

A base de Vingadores Ultimato

Para quem se acostumou a ler histórias em quadrinhos (os famosos gibis) desde a infância, sabe que a Marvel sempre conseguiu surpreender os fãs.

Ou seja, as histórias que vemos hoje nos cinemas não são recentes, mas baseadas na criação das HQ’s que pessoas de grande visão e intelectualidade criaram, como o saudoso Stan Lee.

A partir daí muitos conteúdos foram desenvolvidos até chegar em Vingadores Ultimato, sendo essa, a comemoração de uma década do Universo Cinematográfico Marvel, que começou lá atrás com o Homem de Ferro em 2008, estrelado pelo famoso ator Robert Downey Jr.

Vazamentos e spoilers ajudam aumentar o hype de Vingadores Ultimato?

Veja o que um grande comunicador e influenciador da área tem a dizer:

Em toda a história do cinema nunca houve um sigilo tão grande como em Vingadores Ultimato, no entanto, tem coisas que fazem parte da sacadas de marketing 🙂

Os irmãos Russo afirmaram que gostam de ocultar muitas coisas para preservar a experiência dos fãs quando chegarem ao cinema e não se sentirem frustrados, já que nesse caso é a conclusão de uma longa jornada dos heróis.

Inclusive, alguns atores até receberam roteiros falsos e gravaram cenas fictícias para não dar furo nas dezenas de entrevistas concedidas à imprensa, ou até mesmo nas rodinhas de conversa com os amigos, como é o caso de Tom Holland (Homem Aranha) e Mark Ruffalo (Hulk).

Apesar de todo esse cuidado, ainda assim cenas foram vazadas e spoilers espalharam-se viralmente pela internet em diversas plataformas, principalmente Reddit, Twitter e Facebook, pois uma das pessoas do seleto grupo escolhido para assistir antecipadamente filmou tudo.

Porém, na minha opinião, se os vazamentos não forem do filme inteiro e partes decisivas da trama, isso não prejudica a experiência, muito pelo contrário, aumenta ainda mais o hype e a vontade de ir ao cinema!

O caso é que, em Vingadores Ultimato partes de luta, como a do Capitão América e Thor vs Thanos, foram reveladas no vazamento, mas que não prejudicam em nada o desfecho final. Isso de certa forma, chateou os fãs e toda a equipe envolvida no projeto.

Horas depois, uma carta foi escrita pelos irmãos Russo, à pedido da Marvel, para que todos evitassem dar spoilers sobre o filme.

E onde exatamente eu quero chegar? Primeiramente, vale muito a pena ir ao cinema assistir esse filme! Segundamente …

As Sacadas de marketing por trás de Vingadores Ultimato

Todos estes acontecimentos nos levam à uma série de sacadas geniais para aplicar em nossos negócios no marketing digital.

Independente do setor em que você esteja, vale a pena dedicar mais um pouco do seu tempo para ler e conhecer isso!

Sacada 1: eles estudam o público alvo a fundo

Se existe uma coisa que a Marvel Studios conhece muito bem são os seus fãs e como eles interagem com a marca.

Todos os desejos e anseios são profundamente estudados pelas equipes de front-end e back-end desde os primórdios desse filme, assim como em outros.

Isso fez com que a base de dados da companhia crescesse absurdamente nos últimos anos, permitindo assim, criar materiais com alto potencial de engajamento para quase todas as idades em Vingadores Ultimato.

Como eles fizeram isso? As redes sociais! Grupos do Whatsapp, comentário em vídeos no Youtube, twits, etc.

Pode ter certeza que há “infiltrados” monitorando tudo isso para depois repassar feedback aos executivos responsáveis, afinal, a internet comum é um livro aberto (referência).

Sacada 2: entrevistas e conferências ao vivo

Se você reparar, a Marvel elabora eventos presenciais a cada filme novo lançado, e Avengers Endgame não foi diferente.

Aliás, muitas conferências foram feitas em diversos países, até mesmo em filmes que predisseram este, como por exemplo, Guardiões da Galáxia, que introduziu o universo cósmico no enredo.

Na minha visão, essa é uma estratégia de divulgação muito eficaz, pois conecta os atores famosos com seus fãs num único ambiente, permitindo-lhes o conhecimento e a interação real antes da estreia.

Nestes eventos, pequenos detalhes também são mostrados, com intuito de aumentar ainda mais o hype do filme, facilitando o brainstorm para novas superproduções e parcerias.

Realmente não há como descrever o que acontece nos encontros ao vivo, é realmente demais e muito produtivo para qualquer marca que deseja crescer e melhorar o engajamento com seus fãs/clientes.

Sacada 3: a própria Marvel revela detalhes importantes em vários lugares

E aqui não me refiro a quaisquer, mas sim os melhores que vão ou podem acontecer no filme!

Logicamente, alguns são fakes e servem apenas para satisfazer o desejo ardente dos fãs temporariamente. Já outros são reais e desvendam uma parte legal do filme.

Essa sacada já foi até revelada pelos irmãos Russo em algumas entrevistas.

Agora, não pense que para por aí, afinal, o marketing de HolyWood não é fraco!

Estes supostos vazamentos também acontecem nas redes sociais de alguns atores consagrados ou empresas que fabricam brinquedos colecionáveis para a companhia, como a Lego e a Hasbro.

Conclusão

Particularmente, eu acho essas ideias geniais! Note também que tudo acontece em conjunto, boas parcerias!

Então, se você apenas conseguir pegar a essência da coisa vai ter ouro em suas mãos, a ponto de talvez, explodir as conversões do seu negócio físico ou digital.

A prova de que isso pode gerar muito sucesso nós já temos, basta agora, fazer algo semelhante para também conseguirmos.

Deixe seu comentário para eu saber se você gostou do conteúdo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: