A Importância das Reviews e dos Depoimentos para o Sucesso nas Vendas do Seu E-Commerce

Quando se pensa em começar uma plataforma de e-commerce, alguns detalhes, como as reviews, são essenciais para gerar mais conversões a médio-longo prazo, principalmente em épocas de grande movimento econômico, como a black friday.

Além deles, disponibilizar um espaço para as avaliações dos seus clientes também é uma poderosa estratégia de vendas online, mesmo que seja um assunto sensível para quem está começando uma loja virtual, por exemplo.

Na verdade, os pontos positivos de oferecer um espaço para os clientes avaliarem produtos ou serviços são bem mais importantes do que os negativos.

No entanto, a possibilidade de receber reviews falsas na internet ou até depoimentos negativos é uma preocupação constante.

Desafios como esse o lojista deve enfrentar quando decide abrir seu e-commerce, e são, na verdade, uma oportunidade para o crescimento e aprendizado na sua jornada.

Dentro dessa pauta, o trabalho de uma equipe de marketing digital define questões estruturais como o posicionamento, o público-alvo e a segmentação da empresa, além de detalhes indispensáveis, como o design do seu website através de um bom tema.

No entanto, esse esforço é complementado pelas reviews e depoimentos. Entenda melhor sobre o que são e como eles podem te ajudar a gerar mais negócios.

O que são reviews


O termo review, em inglês, significa a opinião do consumidor sobre a experiência junto à marca do negócio.

Muitos sites, hoje em dia, não apenas apresentam essa opção para visitantes, como também criam ações específicas que reforcem a importância desse retorno.

Ou seja, quando uma empresa finaliza um serviço ou uma venda para um cliente, é importante que ele deixe seu depoimento em sua página.

Uma avaliação de cinco estrelas, por exemplo, e um comentário positivo sobre sua experiência com o serviço ou produto adquirido vale ouro.

De acordo com a Northwestern University, localizada nos Estados Unidos, mais de 95% dos compradores se baseiam em avaliações online antes de efetuar uma compra (eu mesmo faço isso direto).

As análises de produtos podem ajudar a aumentar a reputação da marca, encontrar novos clientes e movimentar negócios com mais facilidade.

Aliás, se você ainda não iniciou seu projeto digital, dê uma olhada aqui no artigo do Fórmula Negócio Online, um treinamento específico para te ensinar como criar empreendimentos de sucesso na internet.

A pesquisa feita pela Northwestern University apontou que produtos com 5 ou mais avaliações têm uma probabilidade 270% maior de compra do que produtos com nenhum comentário.

Essa porcentagem é muito significativa e não pode ser ignorada, afinal, são dados comprovados.

Reviews melhoram a credibilidade e aumentam a confiança

Outra pesquisa da Local Consumer Review Survey em 2017 apontou que 57% do público compra apenas de empresas com quatro ou mais estrelas.

Isso significa que uma estratégia de marketing, por mais bem estruturada que seja, só vai dar mais resultados se o produto da marca tiver boas avaliações dos seus clientes.

Afinal, ninguém espera que uma empresa faça publicidade negativa de si mesmo, não é verdade?

Em um mundo digital dominado pelas redes sociais, o público deixou de ser um receptor e se transformou em um agente produtor e disseminador de informação e conteúdo.

Na esfera do e-commerce, as coisas não são diferentes. Hoje em dia, os consumidores têm mais controle do que nunca sobre a reputação de uma marca, pois têm em mãos comentários online, reviews de influenciadores no Instagram e pareceres de amigos e colegas que já experimentaram.

É por isso que as reviews dos clientes ajudam as empresas a dar mais credibilidade à sua mensagem de marketing, seja ela digital ou offline.

Eles ajudam a conquistar a confiança de novos clientes potenciais durante a mensagem ativa da sua marca. Como dica, usa-se muito as estratégias de email marketing para trabalhar mais essa confiança dos leads.

Quando um possível cliente vê outro cliente, que já testou o serviço ou produto, reiterando o que dizem as peças publicitárias, a situação muda e a confiança cresce.

Afinal, trata-se de um feedback espontâneo. Isso vem reforçar, da melhor forma, aquilo que a empresa deseja: que conheçam a respeito do seu produto/serviço, ou seja, as funcionalidades, os diferenciais e as vantagens.

Por esse motivo, as reviews dos clientes acabam sendo a melhor maneira de corroborar aquilo que sua estratégia de marketing trabalha para propagar.

A prospecção de novos clientes

O crescimento de uma empresa depende intrinsecamente da prospecção e gestão de novos clientes, levando em consideração a consistência dela no médio-longo prazo.

Só pra você ter uma ideia. o varejo digital brasileiro faturou R$14,1 bilhões entre 15 de novembro e 24 de dezembro em 2019. Esta foi uma variação positiva de 29,9% em comparação ao ano anterior.

Este dado demonstra a importância de investir em uma boa plataforma de e-commerce, porque a maneira como o consumidor tem se comportado na internet é cada vez mais significativa.

Levando isso em conta, a equipe de vendas e inbound também se beneficiam das reviews de clientes, pois eles podem ajudar a estabelecer uma ponte de contato e contribuir na conversão dos leads.

Assim como dito anteriormente, as opiniões dos consumidores fazem com que a mensagem concebida pela equipe de marketing deixe de ser percebida apenas como discurso de marca e passe a ser o retorno de pessoas que não estão ali para vender, mas sim contribuir.

Avaliações negativas são oportunidades de aprimoramento

Avaliações negativas não são o fim do mundo. É importante entendê-las como oportunidades de crescimento e aprimoramento da marca, dos produtos ou serviços.

De acordo com a plataforma de reviews G2 Crowd, as avaliações com apenas uma ou duas estrelas recebem até 300% mais cliques do que críticas esmagadoramente positivas, sabia?

Para não permanecer muito tempo nessa lista e captar esse tipo de audiêndcia negativa, é importante que o empresário entenda as críticas, seja à qualidade do produto, atendimento, preço ou outro fator, e faça todo o possível para corrigí-las.

Além disso, reviews trazem a oportunidade de estudar o trabalho de seus concorrentes.

Estudar as avaliações das empresas que competem com a sua no mercado é útil para compreender o que os clientes procuram, qual o seu sentimento em relação à outras marcas e o que pode ser feito para diferenciar a sua empresa em relação às outras.

Por esses motivos, é importante não temer avliações, muito pelo contrário: é importante estimular clientes a deixarem seus depoimentos sobre sua experiência com a empresa.

Independentemente do setor, a credibilidade da marca é um dos aspectos mais importantes para seu crescimento.

Se quiser compartilhar sua experiência conosco será um prazer, basta deixar um comentário abaixo.

Sobre o Autor

Natanael de Souza
Natanael de Souza

Idealizador do blog Marketing Mestre, profissional de SEO, coach de negócios e especialista em marketing digital. Entre em contato para parcerias de conteúdo.

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    error: