http://acesse.vc/v2/149defc26f5

Ao contrário do que muitos pensam, ter uma loja virtual de sucesso não significa apenas criar um site e garantir um grande volume de vendas, mas também fazer uma boa retenção de clientes, ou seja, fidelizá-los.

Afinal, conquistar um cliente novo sai mais caro do que manter um atual, e vários estudos minuciosos já provaram isso.

Por tanto, é ideal que você conheça maneiras viáveis para manter aqueles clientes que você já conquistou pelo máximo de tempo que conseguir, sem parecer chato(a).

Confira agora, 5 dicas para fidelizar mais clientes com conteúdos extremamente valiosos e aumentar a retenção deles em seu e-commerce.

O que significa a retenção de clientes?

O conceito de retenção de clientes significa garantir que ele não desfaça o vínculo com sua empresa ou marca, seja na internet ou fora dela.

Essa estratégia de marketing digital é importante tanto para reduzir os custos com aquisição de clientes quanto para aumentar seus lucros. 

Você pode calcular a taxa de retenção de clientes encontrando o total de clientes que voltaram a comprar na sua loja no mês atual.

Agora veja abaixo algumas dicas para aumentar a retenção de clientes!

Invista em um software CRM

A ferramenta de CRM (Costumer Relationship Management) é ideal para gerenciar o histórico de compra dos seus clientes de forma automatizada.

Além de reduzir o esforço da equipe com tarefas manuais e aumentar a produtividade da sua loja, você terá acesso a todas as informações dos clientes em tempo real.

Acompanhando a jornada de cada um, será possível fornecer uma experiência personalizada a eles, de forma à oferecer produtos e serviços cada vez melhores.

Isso agrega valor à sua loja e aumenta as chances dos clientes divulgarem seus serviços por lembrarem do bom atendimento.

Atualmente existem centenas de empresas que oferecem uma plataforma CRM, como exemplo:

Seja acessível sempre

Um dos principais diferenciais de uma marca de sucesso é estar presente em vários canais de comunicação simultaneamente.

Esteja acessível para os clientes em sua página no Facebook, no suporte por email do seu site, no Instagram e outras redes sociais.

Isso mostra que seu e-commerce é acessível para todos os clientes. Além disso, ser acessível reduz objeções de clientes que tenham medo da credibilidade do seu negócio ou medo de comprar online com você.

Outra dica é adotar o método de atendimento omnichannel, um recurso que você integra todos os atendimentos do usuário em um único lugar (empresas de grande porte).

Isso permite que os clientes do seu negócio tenham atendimento igualitário, mesmo que entrem em contato com sua loja por várias plataformas diferentes, uma vez que histórico deles estarão disponíveis para sua equipe após o primeiro contato com a marca.

Se você ainda não tem seu próprio negócio digital e deseja criar um, leia este artigo sobre o método Fórmula Negócio Online.

Invista no atendimento qualificado

Uma parte essencial da retenção de clientes também é fornecer um atendimento impecável para os consumidores.

Um bom atendimento deve ser:

  • Rápido;
  • Humanizado;
  • Acessível em várias plataformas;
  • Solucionar o problema/dúvida do cliente;
  • Uma experiência personalizada.

No Brasil, estudos de coaching afirmam que boa parte dos consumidores preferem um bom atendimento ao invés preço baixo, mostrando que isso pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio se você aplicar.

E eu sou totalmente a favor disso também, de que adianta pagar barato e não receber ajuda depois?

Excelência no atendimento cria uma experiência única para o usuário, aumenta seu Life Time Value e agrega valor à sua empresa, fazendo do cliente o divulgador da sua marca naturalmente!

Programas de fidelidade para retenção de clientes

Os programas de fidelidade consistem em aumentar a proximidade com o cliente, oferecendo recompensas para as vezes que ele comprar novamente na sua empresa.

Alguns exemplos de programas de fidelidade são:

  • Oferecer 30% de desconto para a primeira compra no site;
  • Oferecer um produto grátis a cada X reais em compras na loja;
  • Fornecer descontos para usuários que que indicarem amigos para comprar na loja.

Outra alternativa é enviar brindes nas compras, principalmente adesivos da sua marca.

A Nubank, por exemplo, envia adesivos com a hashtag da marca, incentivando seus clientes a divulgarem o serviço do cartão.

Se estamos satisfeitos com o serviço prestado (assim como eu estou), obviamente vamos nos manter junto à marca, é natural.

E-mail marketing profissional

Estratégias de e-mail marketing consistem em manter um relacionamento com seus clientes através do canal de e-mail.

Como o e-mail é um canal direto de contato com os clientes, é possível fazê-los engajar com seu conteúdo.

Use o canal para enviar promoções e descontos exclusivos, enviar conteúdo informativo sobre o tema da sua loja e personalizar a newsletter de acordo com o público.

Gostou das nossas dicas sobre retenção de clientes? Então deixe seu comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: