Você deseja alcançar ótimos resultados de SEO com seu negócio online?

SEO (search engine optimization) é uma das estratégias do marketing digital mais utilizadas no mundo online, seja em e-commerce, blogs ou sites que captam leads.

Isso acontece principalmente pelas suas características de ser um canal com bom ROI (dependendo de alguns fatores, como tempo de trabalho com SEO e nicho), ser um canal de ajuda muito na construção de marca, por não depender de investimento em mídia e principalmente por ser o resultado (orgânico) mais acessado pelo usuário na página de resultados de busca, as SERPs.

Mas tem um ponto importantíssimo em relação à expectativas de resultados em SEO: se imagina que vai vender muito em pouco tempo investindo em SEO, lamento informar que optou pelo canal errado.

O aumento significativo em vendas acontece, porém leva um tempo até isso acontecer.

Mas vamos lá ao assunto principal do post, que são os resultados que um gestor pode esperar quando seu site está otimizado para SEO.

Tipos de resultado de SEO

O tráfego orgânico consegue ser bem abrangente e capaz de ajudar em diversas frentes do negócio.

Ele pode ser uma excelente alavanca de branding e vendas, por exemplo.

Abaixo listamos alguns possíveis resultados no Google que podem ser obtidos com as técnicas de SEO corretas e bem planejadas.

Ranqueamento

Se o seu site é novo, não espere aparecer nas primeiras posições da noite para o dia, pois o Google analisa os mais de 200 fatores de ranqueamento e depois atribui a sua página nos resultados de busca.

Neste cenário, qualquer ganho de posicionamento significa que o trabalho com marketing digital está dando resultado e caminhando.

Agora se o seu site é antigo, já possui backlinks, é bem posicionado para termos relevantes ao negócio, uma nova página, se otimizada, tende a ranquear mais rápido que uma página nova de um site recém-publicado.

E só pra deixar claro, faço questão de recomendar o uso de um excelente hosting para fazer isso tornar-se realidade, afinal, páginas rápidas ranqueiam mais alto.

Recomendo a hospedagem Siteground, que é atualmente o serviço utilizado aqui no blog Marketing Mestre e em vários outros que prezam por qualidade no suporte, velocidade de carregamento, uptime e segurança total.

Autoridade

Imagine a seguinte situação: pessoas procurando termos relacionados ao seu mercado ou produto e encontrando páginas do seu site ou blog nas primeiras posições.

Esse é um resultado extremamente factível para um site otimizado para SEO.

Esta “encontrabilidade” para termos relacionados ao mercado e ao produto (diferentes de venda) dará um aumento de visibilidade tremendo para a marca, afinal de contas, o usuário atribui mais valor para as primeiras posições do Google.

Tráfego

Segundo estudo realizado pela Advanced Web Ranking analisando o comportamento de mais de 700.000 palavras chave e 40.000 sites, em média o site posicionado organicamente em primeiro possui um CTR de 34% no desktop e 28% no mobile.

Já o segundo colocado tem em média um CTR de 16% tanto no desktop quanto no mobile.

Imagine um e-commerce de suplementos alimentares que possui um blog e tem um artigo bem posicionado (1ª posição) para o termo “dieta para ganhar massa muscular”.

Esse termo tem 14.800 buscas mensais e se considerarmos que o primeiro colocado tem um CTR de 34%, somente esse post geraria por mês 5032 visitas.

Agora imagine ter 10 páginas bem posicionadas para termos que possuem esse volume de busca… Seriam mais de 50.000 visitas mensais!

Isso já deixa claro o poder de geração de tráfego do SEO.

Aumento de conversão

Já vimos o quanto o SEO pode colaborar com o tráfego orgânico.

Agora imagine estar bem posicionado para termos transacionais relacionados ao seu produto…

Ainda tendo como exemplo o e-commerce de suplementos alimentares, vamos separar alguns termos:

  • comprar whey protein – 1.300 buscas mensais
  • comprar bcaa – 480 buscas mensais
  • whey proteins – 201.000 buscas mensais
  • comprar whey – 480 buscas mensais

Em um primeiro olhar você pode pensar que é muito melhor trabalhar o termo whey protein, que possui mais de 200.000 buscas mensais.

Entretanto, existem milhares de coisas associadas ao whey protein.

Se realizarmos uma busca por “whey protein”, veremos alguns e-commerces bem posicionados que precisaram inserir muito conteúdo na página justamente para associar a página a intenção de busca do usuário.

Por que estou falando isso?

Quem busca whey protein somente pode estar buscando os benefícios, qual é o mais indicado para ele, como tomar e inclusive comprar.

Por ser um termo extremamente concorrido, estar bem posicionado para esse termo com certeza trará vendas mas talvez não com uma taxa de conversão tão boa.

Se realizarmos a busca “comprar whey protein” vemos outros e-commerces bem posicionados.

O que isso mostra para nós? A forma como o Google interpreta as coisas.

Provavelmente esse termo, por ter a intenção clara do usuário (“comprar”) deve ter uma taxa de conversão muito melhor.

Portanto o aumento de conversão utilizando o tráfego orgânico exige uma boa dose de planejamento.

O que é um site otimizado para SEO?

Um site otimizado para SEO não é somente um site com um bom conteúdo.

Existem diversos pontos que devemos prestar atenção.

Pensando nisso listamos abaixo esses pontos separando em três pilares: tecnologia, usabilidade e autoridade.

Tecnologia

Ter um site com o pilar de tecnologia otimizado é a base de tudo, pois de nada adianta trabalhar link building e demais pontos que auxiliam no ganho de ranqueamento se o site, como estar sem as heading tags configuradas, com uma velocidade de carregamento alta, entre outros pontos que compõem o SEO onpage .

Não são somente esses pontos que impactam na tecnologia. Abaixo listamos mais pontos que impactam esse pilar:

  • Bounce rate;
  • Relação entre código e conteúdo
  • Robots.txt corretamente configurado
  • Sitemap.xml corretamente configurado
  • Padrões de  URL não configurados

Usabilidade

A usabilidade foca em um conjunto de boas práticas e regras que avaliam como os usuários usam um produto para atingir seus objetivos.

Ela avalia também a satisfação dos usuários durante esse processo.

Tendo como foco SEO, a usabilidade gira em torno do layout, conteúdo, arquitetura da informação, linkagem interna, como a página está adequada à intenção da persona que deseja atingir (linguagem, cta claro, etc).

Autoridade

O pilar de autoridade está diretamente relacionado com os pontos offpage do SEO, ou seja, os pontos que acontecem fora do site, como link building e sinais sociais.

E é exatamente nesse ponto que fica a tarefa mais árdua dentro do SEO, que é o link building, ou seja, o trabalho de aquisição de links externos para o seu site.

Conclusão

Como vimos, SEO pode gerar diversos tipos de resultado.

Entretanto, muitos valorizam somente o ranqueamento, mas para nós, ranqueamento é o meio usado para chegar em um objetivo e não o objetivo principal em si.

Se você curtiu as ideias do post, deixe seu comentário com os resultados que já conseguiu com o seu trabalho de SEO.

Categorias: SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: