Com o advento do marketing digital e o frequente interesse das pessoas em ganhar dinheiro na internet, várias ideias interessantes apareceram como opção de renda extra nos últimos 3 anos.

Se você esteve ativo(a) na internet durante esse período, com certeza viu o surgimento de plataformas incubadoras, novos cursos online, ferramentas digitais, aplicativos e outras boas consequências do big data e a maneira que ele nos apresentou o novo futuro dos negócios para pelo menos 20 anos.

Pode às vezes não parecer, mas isso está intimamente ligado ao termo “renda extra” e é exatamente nisso que você deveria prestar mais atenção a partir de agora, caso pretenda seguir carreira na web ou simplesmente ter um projeto online como plano B.

Vejas as ideias abaixo e coloque-as em prática assim que terminar a leitura.

Vídeos no Youtube – ótima renda extra

Essa é uma poderosa estratégia de negócios focada em marketing de conteúdo, já descoberta por milhões de pessoas (literalmente).

Não é a toa que o Youtube faz tanto sucesso no mundo todo.

Sabe o que é mais legal nisso?

Grandes empresários surgem de maneira inesperada, sem ao menos querer ou planejar uma estratégia de negócio, como é o caso do Whindersson Nunes, influenciador e Youtuber brasileiro.

Ele começou com uma câmera ruim, gravando só por hobbie (e gosto pessoal) alguns assuntos que gostava, mas não esperava que isso fosse lhe proporcionar um futuro brilhante como ator, dublador e comediante, mas foi isso que aconteceu.

Essa opção também pode ser usada por mães empreendedoras, e não importa se tenham ou não perfil e vocação para isso, pois a internet facilita o uso das estratégias de forma fácil.

Não estou motivando você a fazer exatamente igual ele, mas sim, informar que se você tem algum talento que possa servir de ajuda, inspiração ou motivação para outras pessoas, então faça isso através dos vídeos e publique-os no Youtube.

Como começar a fazer?

  1. capacite sua mente para o empreendedorismo, esse é o primeiro passo antes de iniciar qualquer projeto. Assista algumas aulas de quem já trilhou o caminho antes de você e guarde os ensinamentos;
  2. encontre um nicho lucrativo que você goste e tenha afinidade. Nichos são temas de mercado (filmes, alimentação saudável, startups, etc)
  3. tenha pelo menos um equipamento mediano para realizar as gravações. Pode ser um celular, uma câmera ou notebook. Depois que os vídeos estiverem rendendo uma boa renda extra, adquira novos e potentes equipamentos de grande durabilidade;
  4. publique os vídeos com técnicas de SEO para vídeos, isso os deixará bem posicionados e vistos quando alguém fizer uma pesquisa no buscador;
  5. abra uma conta no Adsense e ganhe dinheiro com os anúncios do Google em seus vídeos. Depois, como estratégia alternativa, estabeleça grandes parcerias para o seu canal. Todas as marcas gostam de ser recomendadas quando alguém fala bem sobre seus produtos/serviços e essa relação pode retornar a você na forma de um bom patrocínio

Blogs de nicho

É uma grande alternativa que pode ser complementada com os vídeos (por causa do SEO) ou simplesmente seguir carreira solo.

Os blogs de nicho tem uma característica muito marcante na internet, eles simplesmente são focados em entregar conteúdo relevante para um tema específico de um determinado mercado, como por exemplo, “filmes”, que pertence a categoria do entretenimento.

Em geral, esses tipos de blog têm uma grande audiência e mais facilidade para gerar leads e renda extra aos seus proprietários, tudo porque o seu público vai encontrar exatamente o que está procurando e assim tem mais chance de comprar o que você recomenda, como produtos/serviços de afiliado, de criação própria, etc, ou anúncios do Google pertinentes ao tema da página.

No curso formula negócio online você aprenderá como iniciar seu blog da maneira correta e ainda utilizar táticas avançadas para lucrar todos os dias com ele.

Como botar em prática

  1. escolha o mercado de atuação e um nicho dentro dele;
  2. contrate um serviço de hospedagem de sites e registre um domínio relacionado a esse nicho através dele. Isso será a base da sua estrutura.
  3. instale o WordPress, o maior e mais usado software de blogs do mundo pelas universidades, instituições governamentais, empresas privadas e empreendedores. Normalmente, o serviço de hospedagem oferece no cpanel a famosa instalação automática de 5 minutos, então aproveite esse recurso;
  4. organize a estrutura do blog corretamente (categorias, páginas, posts, tags, plugins, etc). Isso facilitará a indexação no Google e a boa experiência do usuário nele;
  5. cadastre-se como afiliado(a) em um bom marketplace e escolha algum produto relacionado ao tema de mercado escolhido para vender dentro blog. Aqui no Brasil temos a plataforma Hotmart. (essa estratégia pode ser replicada em qualquer outro canal além do blog)
  6. use uma boa ferramenta de automação digital para fazer a gestão de leads, pois caso você não saiba, eles são um dos ativos mais importantes de um empreendedor digital! Recomendo a Leadlovers.
  7. escreva conteúdo de valor para o nicho escolhido ou contrate redatores para fazer isso, pois é através dele que o blog ganhará relevância;

Sessões online de coaching

Cada vez mais pessoas demonstram interesse em desenvolver projetos dentro da área do coaching e isso é muito bom!

Ainda hoje existem muitos profissionais que atendem os clientes em sessões ao vivo, mas de um tempo pra cá isso vem sendo dividido com a internet, pois a criação de várias ferramentas digitais começaram a abrir oportunidades para os profissionais atenderem online, de qualquer lugar do mundo.

É o caso de alguns alunos do programa Profissão Coach, que já eram coaches e nem sabiam da existência dessa estratégia inovadora. Outros também, que ainda nem eram qualificados na área, mas interagiram com o programa, pois sabiam do potencial da internet para conseguir mais clientes em suas sessões.

Como começar agora

  1. faça uma qualificação em coaching para entender como funciona esse mercado. Recomendo o Profissão Coach, do Geronimo Theml, pois é aquele que eu mesmo fiz e vivenciei;
  2. monte a sua estrutura digital (sites pessoais, canal no Youtube, etc) e use as ferramentas de coaching ideais para atrair e reter os melhores clientes;
  3. participe de eventos da área e faça um bom networking.

Conclusão

Seja qual for sua escolha, pratique muito bem todas as etapas e como dica extra, elabore uma estratégia que interligue todas elas entre si, porque dessa maneira o retorno é BEM maior, pois o seu público está em todos os lugares, devido à facilidade de acesso presente da rede.


2 comentários

Êlder · 05/06/2018 às 20:24

Boa noite.
Excelente artigo com valiosas informações sobre empreendedorismo.

Bitaeon · 08/11/2018 às 01:51

Prezado Natanael,

Acessamos o seu site para lhe fazer um convite a visitar nosso site, gostamos do seu conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *