As redes sociais no futuro provavelmente mudarão muitas coisas, visto que hoje em dia podemos perceber como esses aplicativos modificam a sociedade em que vivemos, onde as transformações são constantes.

Atualmente as redes sociais estão presentes na maior parte do tempo na vida das pessoas e é um sucesso devido as diversas vantagens proporcionadas por essas ferramentas.

Não dá para saber o que esperar das redes sociais do futuro, porém, algumas ideias do que as redes sociais atuais irão se transformar podem ser instigadas, já que elas já estão passando por modificações.

Muitas ferramentas vem surgindo, como chatbots, usados principalmente no Facebook, que mostram uma tendência de processos automatizados para otimizar respostas.

Como serão as redes sociais no futuro? Fique atento a esse artigo para ter uma noção das movidas que estão por vir.

Redes sociais no futuro: tudo o que você precisa saber


O que se espera das redes sociais no futuro é uma questão bastante pensada por diversas pessoas nos dias atuais e que são especialistas em marketing digital.

O objetivo é modificar pontos negativos que podem ser transformados, melhorar alguns recursos e proporcionar novos benefícios.

As redes sociais do futuro terão novos propósitos e fazer com que os usuários dessas ferramentas possam ter experiências mais prazerosas ao investir tempo nas redes sociais.

Redes sociais novas: o foco em nichos

As redes sociais no futuro poderão ser menores cujo foco possuam algum objetivo específico em cada nicho de mercado, alguns exemplos são:

  • Pequenas mídias que sejam focadas no mundo empresarial;
  • Segmentos femininos;
  • Redes de colaboração;
  • Hobbies em comum.

Portanto, as redes sociais poderão perder se o foco estiver no macro, a menos que você tenha uma equipe gigantesca.

Valorização da humanização

As experiências passarão a ser mais reais e o status passará a valer menos, sendo assim, será o fim de aberturas para as comparações, para os discursos de ódio e o cyberbulling.

Uma prova viva disso são as recentes retiradas de curtidas no Instagram, algo que provavelmente não retornará.

Mais segurança e privacidade

As redes sociais para o futuro serão mais seguras e privadas e essa é uma preocupação em constante crescimento para quem possui negócios online ativos.

As redes sociais do futuro que não proporcionarem a segurança demandada para os usuários, perderão cada vez mais espaço e isso é um ponto negativo.

A tendência é que as plataformas categorizadas como “Dark Social” cresçam ainda mais, pois são de interação privada, como o WhatsApp e o Telegram.

A regulamentação das notícias falsas está crescendo cada vez mais e isso já é um problema que está sendo resolvido, porém, acredita-se que com as redes sociais no futuro as fake news terão seu fim.

Novidades nas redes sociais: como acompanhar as tendências

Veja algumas dicas de como acompanhar as novidades das redes sociais no futuro e continuar fazendo sucesso com as postagens nas diversas mídias.

1 – Dê importância aos comentários

Dedique-se na interação, mas evite se preocupar com o número de curtidas, já que os comentários nas fotos e nos vídeos valerão mais que a quantidade de curtidas.

O interessante é pedir os comentários e criar conteúdo que necessita desse tipo de interação, já que, como já dito, é mais importante que as curtidas.

2 – Mantenha a frequência

Atualmente a frequência já é um ponto necessário para fazer sucesso nas redes sociais.

A valorização das redes sociais para o futuro só será possível quando a frequência é mantida pelas pessoas responsáveis por mídias que promovem algum serviço, marca, produto ou até mesmo a imagem pessoal.

3 – Produza conteúdo com excelência

Os conteúdos passarão a ser mais valorizados nas redes sociais no futuro quando eles proporcionam algum valor na vida dos seguidores, portanto, é necessário produzir conteúdo que seja capaz de engajar.

As redes sociais no futuro possuem o propósito de fazer com que as experiências sejam ampliadas e melhoradas, sendo assim, serão mídias mais responsáveis que as atuais.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o e deixe um comentário abaixo!

Sobre o Autor

Natanael de Souza
Natanael de Souza

Idealizador do blog Marketing Mestre, profissional de SEO, coach de negócios e especialista em marketing digital. Entre em contato para parcerias de conteúdo.

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    error: