Vendas: a vida e o sangue de qualquer negócio e também a causa da busca incansável para alguns empresários, profissionais de marketing e vendedores.

A prospecção de vendas é um tema de mudança rápida, que se atualiza frequentemente, mas, felizmente, nem tudo dentro desse assunto é ruim.

Embora acompanhar as táticas mais recentes e as mudanças no comportamento do consumidor possa ser uma luta incansável, também temos a nossa disposição muitas ferramentas que podem nos gerar mais clientes em potencial e fazer MILHARES de vendas, mais rápido do que nunca.

Neste artigo, passarei algumas dicas, truques e ferramentas para criar uma estratégia de prospecção de vendas melhor ao seu negócio.

O que é prospecção de vendas, exatamente?

É o processo de busca e identificação dos clientes potenciais para o seu negócio online, independente do local em que eles estejam na web.

Em outras palavras, trata-se de encontrar pessoas que correspondam às suas diferentes personalidades de público, a fim de estimulá-las a se tornarem seus clientes pagantes fiéis.

Você precisará encontrar sua persona (público alvo), conhecê-la melhor e elaborar estratégias eficientes de marketing digital para chamar a atenção dela, afim de mostrar certeza que você pode ajudá-la com o que sabe.

Estabeleça como fazer uma ótima perspectiva

Primeiramente, perspectivas não são leads (muita gente confunde essa etapa).

Um lead pode ser qualquer pessoa que expresse algum tipo de interesse em seu negócio, por exemplo, inscrevendo-se na sua lista, participando de um dos seus workshops online ou fazendo o download de um recurso gratuito.

As perspectivas, por outro lado, podem não ter nada a ver com o seu negócio.

Talvez elas não tenham ouvido falar de você ou simplesmente não tenham verificado seu website e outros canais, mas eles são um comprador-alvo.

Eles representam muito, se não TODAS as características de um cliente ideal pra você.

A ideia é ser incansavelmente proativo(a) e encontrar essas perspectivas, para que você possa estimulá-las a serem seus clientes.

O primeiro passo deve ser estabelecer o que motiva essa perspectiva.

Quando você sabe claramente quem é o seu alvo, pode se concentrar naqueles clientes em potencial que não apenas têm uma necessidade real de seu produto ou serviço, mas também têm recursos para adquiri-lo.

Portanto, há várias coisas que você deve considerar ao idealizar uma perspectiva:

– A indústria: a primeira coisa a investigar é se eles estão no nicho de mercado correto;

– Em segundo lugar, o cargo de trabalho e a experiência

Não foque apenas em alguém destaque numa certa empresa, escolha alguém que possa realmente tomar decisões executivas e que tenha sido parte da empresa por tempo suficiente, a ponto de gerar grandes benefícios a você a qualquer hora;

– Tamanho do negócio que desenvolve e número de empregados;

– O orçamento. Essas perspectivas têm os meios para comprar seu produto ou serviço, de forma realista?

Em muitos casos, quando uma pessoa realmente precisa de algo, ela sempre encontrará uma maneira de obtê-lo.

Mas, em muitos casos, simplesmente não há dinheiro suficiente, ou existem alternativas mais baratas, mesmo que a alternativa não seja tão boa.

– Local: nem sempre relevante, a menos que você opere apenas em determinados locais.

Depois de saber como caracterizar alguém como uma boa perspectiva para o seu negócio, você pode começar a pesquisar por perspectivas de vendas.

Como encontrar perspectivas de vendas

Nossa tecnologia agora permite que as equipes de vendas encontrem as perspectivas ideais com mais facilidade do que nunca.

Uma grande razão para isso estar acontecendo são as mídias sociais, particularmente o Linkedin, embora outras redes sociais possam ser tão ricas em prospectos quanto ele.

Outro grande motivo? Ferramentas!

Há uma infinidade de ferramentas úteis que podem ajudá-lo a prospectar mais rapidamente do que qualquer pessoa de vendas sonharia.

Linkedin e Linkedin Sales Navigator

O Linkedin pode ser o mais poderoso mecanismo de pesquisa para prospectos de vendas que temos à nossa disposição atualmente.

Não só você pode pesquisar empresas que atendam aos seus critérios e ver exatamente quem trabalha lá, quantos anos eles trabalharam ali e qual é o cargo deles (entre outras informações úteis), mas também pode ver a maioria, se não todas as informações que você precisa para marcar suas perspectivas.

Quer recurso melhor?

No entanto, se você deseja obter mais do Linkedin do ponto de vista de vendas, precisará obter um plano profissional ou, melhor ainda, obter o Linkedin Sales Navigator.

Isso porque o Linkedin conhece muito bem seu poder como ferramenta de vendas, limitando assim o número de pesquisas que você pode realizar com um perfil gratuito.

Grande jogada, não é?

Encontre perspectivas no Twitter

Outra mídia social muito útil para prospecção de vendas é o Twitter.

Embora não contenha os mesmos recursos de pesquisa ou o histórico detalhado de experiência de trabalho, ainda é uma ótima plataforma para encontrar clientes em potencial.

Uma das maneiras de encontrar clientes potenciais no Twitter é através do monitoramento.

Use uma ferramenta como Brandwatch ou Brand24 para iniciar o monitoramento dessas oportunidades, por exemplo:

– Monitorando seus concorrentes; pessoas discutindo seus produtos ou serviços, ou procurando alternativas.

– Quaisquer palavras-chave relevantes relacionadas ao seu nicho / setor; da mesma forma, isso pode ajudá-lo a descobrir usuários que possam formar seu público-alvo.

Agora, você também pode usar o Linkedin para pesquisar sobre esses clientes em potencial do Twitter e descobrir se eles realmente são suas perspectivas.

O uso desses tipos de ferramentas permitirá que você estenda sua pesquisa para outras plataformas também.

Aí vai da sua criatividade 🙂

Encontre informações de contato direto

Então você encontrou seus prospectos eficientemente, e agora?

O próximo passo é entrar em contato com eles, mas, primeiro, você precisará encontrar os detalhes de contato deles (email, telefone).

Embora você possa contatá-los de diversas maneiras, como por meio de seus canais sociais, é melhor e mais profissional usar contatos diretos, como e-mail e telefone, caso queira alcançar esses clientes em potencial o mais rápido possível e melhorar suas chances de conversão.

Conclusão sobre o tema

A prospecção de vendas pode ser um empreendimento mais gratificante e produtivo quando você faz uso da melhor tecnologia e ferramentas que podem ajudá-lo a reduzir o tempo no processo.

Antes de prospectar, certifique-se de saber exatamente o que está procurando e o que torna uma perspectiva, uma perspectiva de fato.

Em seguida, use as mídias sociais e ferramentas diferentes para ajudá-lo a identificar essas perspectivas.

Tudo o que você precisa fazer é começar a trabalhar para convertê-las em clientes reais!

E hoje temos a leadlovers para nos ajudar nesse processo pós pesquisa. Leia mais sobre ela e familiarize-se.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares