Marketing digital é a junção de ações que uma empresa ou pessoa executa na internet, tendo por objetivo, atrair e criar novos negócios online, criar relacionamento e desenvolver identidade de marca através de mídias digitais.

Pelo fato de não precisar de grande orçamento para obter ótimos resultados, o marketing digital também se tornou e ainda é o meio de comunicação mais utilizado do momento entre empresas B2B e B2C ao redor do mundo.

Suas principais estratégias são: SEO, marketing de conteúdo e inbound marketing.

Não resta dúvidas de que o futuro para o marketing digital é muito promissor e com muitas novidades.

Se você quer conhecer mais sobre este universo, continue a leitura desse texto.

Vantagens do marketing digital

Por suas infinitas possibilidades e combinações, o marketing digital vem crescendo absurdamente rápido.

No passado, um simples comerciante de bairro não tinha oportunidades de divulgar seu negócio da forma que quisesse para obter uma renda extra, o rádio era caro, a tv era cara.

Hoje, um simples comerciante pode se tornar um grande empresário milionário, reconhecido nacional e internacionalmente, devido a automação de marketing e estratégias, que você saberá mais detalhes daqui a pouco.

Veja as principais vantagens a partir de agora.

1. Abrangência

Empresas de qualquer porte conseguem abrangência global através das estratégias de marketing digital; 3 delas e também principais foram citadas no começo desse texto.

Se você já estudou marketing, sabe que um dos 4Ps do Marketing é “Praça”, ou seja, o lugar em que você vai por em prática suas ações de marketing.

Por exemplo, se sua campanha de teste usa outdoors ou flyers, a escolha do lugar influencia o custo e o impacto da ação, dependendo de terceiros na maioria das vezes.

Um outdoor em Belo Horizonte não vai impactar consumidores em São Paulo.

Ou seja, é prejuízo. Você poderia ter alcançado a maioria dos clientes da sua área já na primeira tentativa, mas houve limitação.

Já no mundo virtual qualquer negócio pode ter alcance global, já que não existem distâncias e nem limites geográficos para se preocupar.

A Hotmart, plataforma de produtos digitais é um local muito recomendado para exibir seus produtos ou serviços. Considere conhecê-la.

2. Comunicação

O fator mais importante é completamente eficaz aqui: acessível a todos que possuem internet.

O antigo marketing que ainda é feito fora da Internet, com outdoor, rádio, TV e revistas, não permite que os consumidores se comuniquem facilmente com as empresas sobre o que acabaram de ver.

Já o marketing digital torna possível a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, em qualquer hora, devido às estratégias de atração que são utilizadas, ou seja, o inbound marketing aplicado de forma segmentada.

Mesmo assim, a maioria das empresas hoje uniu as duas comunicações.

O que você via antes só na TV por exemplo, também está na internet agora, afinal, quem quer perder potenciais clientes?

O marketing digital também se mostrou muito eficiente em profissões que exigem um contato direto com clientes, como é o caso do coaching.

Como dica, dentro do programa profissão coach, qualquer pessoa que deseja conhecer melhor as necessidades de um mercado específico, pode estabelecer seções de treinamento através de múltiplos canais digitais.

3. Segmentação

Essa é uma das vantagens mais efetivas para quem deseja trabalhar com leads.

Aqui, seus esforços vão diretamente ao cliente certo, na hora que ele estiver procurando você, como em uma consultoria de marketing, por exemplo.

Depois que você define seu público, também é possível obter informações importantes do mesmo, como email, localização, interesses e todo o comportamento que ele têm em redes sociais e buscadores.

Dessa forma,  cada profissional de marketing poderá desenvolver campanhas eficientes de acordo com a segmentação escolhida e não em suposições.

Exemplo simples: quando uma empresa trabalha com Remarketing e os consumidores acessam o site desta, toda pesquisa feita por esse púbico alvo fica gravada no avançado software de campanhas, que grava um cookie (metadado) no computador desse lead.

Assim, toda vez que esse cliente potencial fizer uma pesquisa (em qualquer lugar) relacionada ao tema da empresa em questão, a mesma mostrará anúncios que possam interessar ou convencer esse lead a realizar uma ação. (compra, venda, engajamento, etc)

É tudo muito eficiente e faz uma grande economia.

Canais principais: escolha com qual trabalhar

Você possui a sua disposição dezenas de ferramentas, canais e formatos que podem ser usados para alcançar os resultados desejados.

Veja abaixo algumas das estratégias e tecnologias que todo profissional deve conhecer para começar com sucesso nesse mercado.

Blog

Através dele, seu negócio tem a oportunidade de conquistar autoridade no mercado, conectar com seu público e, principalmente, transformar visitantes do seu blog em leads qualificados (possíveis clientes) através das técnicas e estratégias de SEO.

Um dos grandes benefícios do blog é que você tem controle total do que acontece, assim, você escolhe qual tipo de conteúdo deve ser mostrado e de que maneira vai abordar seu tema.

Além disso, criar um blog requer poucos recursos financeiros e pode proporcionar um retorno muito grande para sua empresa, dependendo claro, do tanto de esforço que você dedicará a ele.

OBS: não me refiro a blogs gratuitos, pois eles

Caso você não tenha muito talento para escrever, pode contratar freelancers ou agências de copywriting e pagar pelo serviço.

Seu único trabalho nesse caso seria revisar e otimizar antes de postar.

Publicidade em links patrocinados

Essa é uma das mais fortes na internet e ganhou muito destaque depois que as mídias display deixaram de ser eficientes.

Native advertising, outro nome dado a esse canal de marketing, é uma publicidade que tem origem no próprio site em que ela se encontra.

Atualmente é muito comum vermos marcas criarem seus próprios publi-editoriais ou listas, por exemplo, com ótimos resultados obtidos.

Na verdade, o crescimento desse modelo é muito associado ao fato de que o público não tem muita paciência para ser interrompido enquanto consome um conteúdo tradicional.

Daí então, as marcas tiveram que repensar a maneira de criar conteúdo elas mesmas e dar um jeito de inserir em outros sites de interesse, mesclando seus conteúdos, para que obtive melhor conversão.

Os anúncios do Adwords por exemplo, são uma das ótimas estratégias com links patrocinados, pois mesmo sendo o que são, seguem o formato de resultado de busca e a dinâmica do buscador Google.

Email

O email marketing continua fazendo muito sucesso e é um dos canais favoritos de muitos empreendedores.

O motivo é simples: é um canal de contato direto em que o assinante dá autorização para que você envie conteúdo transformador (não propaganda) diretamente para caixa de entrada dele, em todas as etapas do funil de conversão.

Essa prática pode ser muito vantajosa se você souber como fazer.

Por isso não adianta simplesmente comprar uma lista gigante de e-mails a qualquer custo e dispará-los torcendo para conseguir uma venda!

É necessário entender sua persona para fazer corretamente.

Atitudes como spam já são consideradas crimes e não proporcionam resultados pra ninguém.

Mídias Sociais

Não podemos falar sobre marketing digital sem citar as mídias sociais, afinal, fazem parte do nosso dia a dia.

Se você observar os anos que passaram e o tipo de revolução que o comércio e a indústria tiveram por causa delas, ficará impressionado(a).

Praticamente qualquer pessoa hoje, com acesso a internet, consegue criar uma conta no Instagram, por exemplo, e dar início numa loja virtual.

Facilidades como essa, inseriram boa parte da população em uma fatia espessa de negócios, onde o lucro se torna cada vez maior e sustentável.

Melhores ferramentas de marketing digital

Assim como negócios físicos precisam de ferramentas para funcionar, negócios digitais não são diferentes.

Para alcançar o sucesso no marketing digital, é necessário saber utilizar algumas ferramentas já conhecidas no mercado.

Elas são bem variadas; existem as auxiliares para pesquisa de palavras-chave, para email marketing, métricas de concorrência e muitas outras.

Veja agora quais você pode utilizar imediatamente:

12minutos

É um aplicativo que hospeda centenas de livros consagrados das mais diversas áreas do conhecimento em uma plataforma mobile.

Eu acredito firmemente que ótimas ideias podem vir dos livros, principalmente para quem trabalha com desenvolvimento de conteúdo para a internet ou faz apresentações sobre marketing para grandes empresas ou eventos em geral.

Pode ter certeza que utilizá-lo refrescará sua memória com os melhores insights. Será uma mão na roda!

Leadlovers

Essa é de certeza a mais utilizada e recomendada por empreendedores digitais de sucesso e também iniciantes.

Sua plataforma conta com recursos avançados para construção de sites, listas de email (autoresponder) e máquinas de notificação.

É nacionalmente conhecida como “A Máquina de Vendas”.

PageSpeed Insights

Ótima ferramenta para testar e melhorar a velocidade de um site.

O PageSpeed Insights (PSI, em inglês) é uma ferramenta da Google e informa o desempenho real de uma página para dispositivos móveis e também computadores.

Além disso, sugere maneiras de aprimorar sua página através de dicas na própria ferramenta.

Keyword Planner

Se você pensa em elaborar uma estratégia de SEO, não pode deixar de utilizar essa ferramenta gratuita que fica dentro da plataforma do Google Adwords.

Com ela, você pode descobrir o volume de busca de palavras-chaves do seu interesse, assim como indicações de palavras-chaves relacionadas para melhorar a semântica do seu site ou blog.

Majestic

Ainda em SEO, a Majestic veio para ajudar aumentar seu tráfego de pesquisa, analisar seus concorrentes e monitorar o crescimento do seu nicho.

Essa ferramenta pode ajudar você a saber por que seus competidores estão classificando tão alto e o que você precisa fazer para superá-los.

Na minha opinição, essa é a ferramenta de marketing digital mais confiável para SEO.

Cursos de marketing digital

Não se limite apenas a ler um artigo nesse ou em outros blogs.

O marketing digital é bem mais extenso do que parece e cresce todos os dias em várias vertentes.

Na verdade, toda ideia que incentiva alguém a realizar alguma ação de crescimento para um negócio na internet pode ser inserida como estratégia dentro do marketing digital.

Por isso necessitamos de qualificação efetiva e atualizada para continuar trabalhando nessa área com sucesso.

Com quem fazer

Nós aqui da Marketing Mestre fazemos questão de recomendar algumas empresas que oferecem gratuitamente materiais didáticos, cursos e certificações de marketing digital.

Uma delas é a empresa do Alex Vargas, que criou um treinamento completíssimo sobre como iniciar a carreira na internet sendo empreendedor, criando o seu negócio próprio.

O treinamento é o Formula Negócio Online e você pode começar hoje mesmo, no seu ritmo e com uma grande vantagem, que são meus dois bônus super especiais para quem está começando.

Seja para você (individualmente) ou sua empresa, há muito conteúdo fantástico para ser aproveitado com essa galera, não importa seu perfil profissional!

Se você é estudante e procura oportunidades para se destacar em uma entrevista de emprego, ou fundador de uma startup que precisa aumentar o número de clientes, ou profissional de marketing digital que quer se aprimorar em conhecimentos técnicos, ou até dono(a) de uma agência… ótimo!

Essa universidade de conteúdo foi feita pra você!

Além disso, ao finalizar o curso você terá conhecimentos que jamais imaginou ter sobre a internet e como as pessoas conseguem fazer tanto sucesso através dela hoje em dia.

Conclusão

Agora que você já conhece o que é, como fazer e os princípios de um bom marketing digital, chegou a hora de pôr a mão na massa e aplicar na sua empresa.

Esse texto foi apenas um resumo, na realidade, ainda há muitas tendências e acontecimentos para o marketing na internet.

Portanto, fique atento às novidades e pense seriamente em começar a investir nesse segmento.

Boa sorte e sucesso!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *