Marketing de conteúdo é uma obra de arte pensada e realizada para gerar conexão entre uma empresa e seu público alvo, através da criação de conteúdo inteligente na internet e também fora dela.

Por causa do constante crescimento dos negócios online no Brasil e a quantidade de empresas querendo e planejando espaço na internet, novas e mais eficientes estratégias estão surgindo para garantir qualidade online.

Entre elas está o marketing de conteúdo.

Por quê é tão importante usar marketing de conteúdo

Uma das principais razões, senão a principal, pelas quais o marketing de conteúdo se tornou o mais admirado na internet é porque a publicidade tradicional quase não funciona mais.

Nos dias de hoje, o público tem o poder para escolher onde irá encontrar a resposta para aquilo que precisa, forçando os empreendedores a repensar suas estratégias utilizando o inbound marketing.

O bom marketing hoje, é aquele focado em gerar valor através do conteúdo estratégico e eficiente, que resolve os problemas da persona.

Isso gera engajamento entre as pessoas e atrai cada vez mais leitores, principalmente leads qualificados.

Na verdade, essa é uma de suas maiores diferenças e vantagens comparado às práticas convencionais: a retenção de clientes.

Como fazer marketing de conteúdo

Costumamos dizer que existe uma base sólida para produzir conteúdos ricos antes de fazer o marketing literalmente, que são:

Qualificação: olhando por cima até parece fácil, mas não é.

O marketing de conteúdo tem muitos subtópicos e vertentes que precisam ser estudados e gravados na sua mente antes de ser posto em prática.

Para essa etapa recomendamos você elaborar um plano de inbound marketing eficiente e duradouro.

Nele você aprenderá a produzir conteúdo, divulgá-lo, usar como estratégia de atração, gestão, etc, facilitando assim, as demais etapas abaixo.

Planejamento: antes de começar a criar conteúdo, é muito importante entender como este será usado, seu objetivo e qual será o legado a deixar.

Nessa fase são definidos todos esses aspectos para que você tenha bons resultados e para que você saiba analisá-los.

Execução: hora de pôr a mão na massa, literalmente.

Toda ideia recebida na etapa anterior deve ser seguida a risca aqui, sem procrastinar, pois um dos fatores que leva ao sucesso nesse tipo de marketing é a frequência que você compartilha sua criação com o mundo.

Eu recomendo de olhos fechados que você utilize a plataforma Hotmart para desenvolver e promover seus conteúdos, principalmente se o objetivo for vender algum produto em funil perpétuo.

Medição de grandezas

Para poder mensurar o que você produziu e conquistou existem métricas para ser seguidas que podem facilitar o trabalho.

Uma das ferramentas para fazer isso é o Google Analytics.

Ela permite acompanhar o volume de visitas, o tempo que o usuário gasta nas páginas e, inclusive, a quantidade de conversões ou de faturamento de uma loja virtual (e-commerce).

Canais e ferramentas para marketing conteúdo

Escolher armas – preparar – apontar – fogo!

Agora que você já sabe onde quer chegar e o público alvo que quer atingir (personas), é hora de escolher seus canais e ferramentas – suas armas – afim de te dar base sólida para criar um incrível e memorável conteúdo.

Tenha certeza que de você não encontrará todas elas aqui, pois são centenas, citaremos apenas as principais que usamos e que nos dão resultado.

Blog

Esse é a principal estratégia de conversão e engajamento para médio-longo prazo.

Se você souber como posicioná-lo corretamente no Google com boas estratégias de SEO, então, será um canal capaz de gerar grandes lucros!

Nesse canal, você têm total liberdade sobre a criação e sobre o formato do conteúdo, podendo fazer o que quiser, quando quiser, com coerência, é claro.

Um blog também é o canal mais usado por corporações no mundo todo quando se pensa em engajamento de leads e criação de projetos digitais sustentáveis.

Se você quiser aprender mais sobre como criar o seu negócio, leia sobre o formula negócio online.

Vídeos

Também são uma ótima estratégia para fazer seu marketing de conteúdo, isso porque chama mais a atenção do usuário e desperta sua confiança, afinal, você está se mostrando na web e é a sua imagem que está em jogo.

Faça vídeos com o que você tem e não se preocupe muito com a qualidade no começo dos seus projetos, apenas faça e aperfeiçoe com o tempo.

Recomendo você aprender também sobre SEO para Youtube, assim, todos os vídeos que você criar terão mais chances de aparecer em uma boa posição no ranking de pesquisa.

Coaching

Várias pessoas que decidem entrar para o marketing digital procuram saber como aplicar as táticas dele dentro do coaching, ultimamente pela forte influência do programa profissão coach.

E estão com toda razão, pois este é um segmento cada vez mais vantajoso e lucrativo.

As várias ferramentas que o marketing digital pode oferecer ainda dão um up a mais em cada seção feita por estes profissionais, todas com foco na produção de conteúdo através da internet.

Email

Vários estudos mostram que o e-mail marketing ainda está firme e forte como fonte de aquisição de clientes.

Muitos dizem que não funciona mais, porém estão precipitados.

Talvez, essa “perda de fé” no e-mail como ferramenta de marketing de conteúdo tenha surgido a partir do momento em que ações tradicionais do marketing estivessem perdendo sua eficiência.

Felizmente está firme e forte.

Uma lista de e-mail é o ativo mais precioso de uma empresa, pois a pessoa tem confiança e passa o contato pessoal dela com autorização para você entrar em contato direto, o que é algo muito valioso.

Mídias sociais

Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Linkedin e outros, ainda são amplamente utilizados no mundo todo.

Apesar das suas constantes atualizações, como a recente do Facebook, as empresas não deixaram de praticar o marketing de relacionamento nelas, pois sabem que podem driblar o problema através do inbound marketing.

Além disso, produzir conteúdo específico para as redes sociais é uma estratégia eficaz para que você possa ir direto à fonte de leads, e aqui falamos principalmente de anúncios.

Uma boa imagem ou uma curta citação funcionam bem no Facebook, enquanto conteúdo visual é a base de muitas marcas no Instagram e no Pinterest, por exemplo.

Ferramenta Leadlovers

Uma ferramenta certa como a Leadlovers pode fazer muita diferença na qualidade do seu marketing de conteúdo.

Medir resultados de uma estratégia de Marketing de Conteúdo e automatizar processos começam a se tornar excessivamente complicados à medida que o volume de conteúdo criado e divulgado aumenta, entre outras coisas.

Para nós, mais cedo ou mais tarde, toda empresa adotará medidas de automação para seus negócios, pois a demanda na internet só irá aumentar com o passar do tempo.

Por isso, decida experimentar a automação de marketing digital da Leadlovers e veja a diferença no seu negócio surgir rapidamente.

Aplicativo 12minutos

O app 12minutos uma ótima opção para obter ideias na hora de produzir conteúdo, seja para blogs, vídeos, guest posts, etc.

Nele, você tem a disposição centenas de livros best sellers de diversas áreas que realmente podem fazer a diferença no seu dia a dia.

Considere conhecer, afinal, as melhores ideias vêm primeiramente dos livros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *