Saber como atrair e conquistar clientes potenciais – leads – sempre foi e ainda é um dos maiores desafios que as empresas de todos os portes enfrentam.

Mas afinal de contas, o que são leads?

Leads, dentro do marketing digital, é o contato inicial de um possível cliente interessado no seu produto ou serviço.

Normalmente, esse interesse acontece através do preenchimento de dados que o usuário faz em um formulário, dentro de uma página específica, como landing pages, para que em troca, possa receber algo útil gratuitamente.

O lead então, passa a fazer parte do funil de vendas da empresa que está oferecendo o que é útil, para que possa se familiarizar e tornar-se um cliente fidelizado.

Qual a importância e vantagem dos leads?

Em primeiro lugar, a constância e segurança de ter clientes fiéis, comprando da sua empresa e propagando sua marca pelo simples fato de estar satisfeito com ela, através do marketing de conteúdo.

Muitos empreendedores usam todo o esforço para construir um bom site voltado para atrair o maior número de visitantes possíveis e gastam uma nota em Adwords para potencializar esta atração.

Até aí tudo certo.

Agora, dê uma olhada no número de visitantes da sua página no último mês e guarde bem esse número.

Já pensou que incrível seria se sua empresa estabelecesse um plano de marketing digital e um canal de comunicação com todas estas pessoas, trocando informações e oferecendo conteúdo de qualidade através do marketing de conteúdo para estabelecer as bases da confiança em seus serviços e produtos?

Teria fidelidade eterna e negócios intermináveis sempre.

Essa é a vantagem e importância de ter leads qualificados e conquistados através do marketing de conteúdo em seus negócios na internet.

Como gerar leads corretamente

O princípio básico da geração de leads é o marketing de conteúdo.

Esse é um passo a passo que deve ser seguido a risca, sem vacilo. É aí que começa o jogo!

Você deve mostrar que sua empresa é a melhor naquilo que faz, para poder gerar autoridade, o que não é nada fácil, pois sua persona sempre procura a melhor resposta e não mede tempo ou esforço pra conseguir isso.

Além do mais, para gerar leads você precisa utilizar a ferramenta de marketing correta aliada ao que você produz.

Isso lhe garantirá automação completa sobre todas as etapas dentro do funil de vendas e poupará uma dor de cabeça pra você ou sua equipe quando chegar na etapa de nutrição.

Quando você usa a Leadlovers, entre outras certezas, seu negócio começa a crescer já na primeira tarefa, que é a construção de uma página web. Existem diversos modelos prontos, para que você apenas edite e faça a conexão com a máquina de emails automática e logo em seguida coloque a página no ar.

Além desta, também temos a Hotmart, uma plataforma que permite integração com a Leadlovers e ajuda na geração de novos leads através dos Hotleads. Nesse caso, você precisa ter um produto cadastrado no sistema.

Esse é primeiro passo, deixar tudo pronto!

Nutrição de leads

Depois, entra o processo em que sua empresa deve usar o inbound marketing para atrair os clientes – segmentados ou não – para que conheçam sua proposta, e é importante que você saiba como atrair o público certo, através do reconhecimento da persona.

Aqui, na etapa da atração, você pode usar vários canais do marketing digital para fazer isso e gerar tráfego para sua página, porém o que oferece mais resultado rapidamente são os anúncios, sejam eles no Adwords, nas Ad networks (taboola, outbrain), vídeos no Youtube, etc.

Então, depois que você conseguiu atrair seu público, chega a hora de alimentar seu contato através de conteúdos ricos, até torná-lo cliente fidelizado da sua marca. Isso é nutrir um lead.

Quanto mais clientes potenciais você tiver à sua disposição, consumindo seu conteúdo, maiores serão as chances de fidelizar e aumentar a confiança e os resultados do seu negócio, no médio e longo prazo.

Por essa razão, você deve estar estar afiado nas técnicas de atração – inbound marketing – e na produção de conteúdo interessante para o público, dando ênfase para a solução do problema ou objeções em todas as etapas do funil.

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido o significado do termo “leads” e que tenha entendido o que é preciso para atrair, nutrir e convertê-los em clientes fãs e promotores da sua marca.

Obviamente que você se esforçará para mantê-los por um looooongo tempo bem perto do seu negócio, trazendo resultados constantes e relevantes à sua marca.

Por favor, não deixe de comentar se houver alguma dúvida.

Categorias: Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *