Segundo a Wikipedia, o Google Adwords é o maior e mais famoso serviço publicitário de links patrocinados do mundo e também a principal fonte de renda da gigante das buscas Google. Não é a toa que pequenos, médios e grandes empreendedores utilizam estes recursos para criar campanhas de publicidade efetivas para seus negócios.

Sabemos também, que quando você ou eu temos uma dúvida a respeito de algo, o primeiro (ou segundo) lugar em que pesquisamos é o próprio buscador Google, pois na maioria dos casos há uma resposta satisfatória que nos convença …

Então, que tal aproveitar essas estatísticas para gerar [muito] lucro aos seus negócios, seja ele um e-commerce, blog, site corporativo, canal no Youtube, etc!? Acompanhe o texto para descobrir como criar ótimas campanhas de publicidade.

Treine seu mindset para o Google Adwords

A primeira tarefa para se dar bem com anúncios do Google Adwords é ter convicção, saber do que você é capaz e como você pode melhorar a realidade do seu público alvo quando estiver exibindo um anúncio.

Lembre-se que além da conversão em vendas, visitas em sites ou reconhecimento de marca, o principal objetivo ao utilizar este serviço de publicidade é ajudar quem está pesquisando a encontrar rapidamente o que procuram. O pessoal da Google e o próprio sistema (inteligência artificial) valorizam muito isso.

Se suas campanhas estiverem de acordo com as políticas de publicidade do Adwords e gerarem um bom CTR pelos clientes (alto índice de qualidade), pode ter certeza que sua conta será bem vista pelo Google.

Ok, dito isso vamos à parte técnica …

Elabore campanhas otimizadas

Observe que em cada campanha você poderá utilizar as mesmas práticas de SEO que aplica no seu site ou blog, afinal, tudo dentro da plataforma do Google Adwords é organizado em categorias e segmentado em etapas para satisfazer sua necessidade.

Você mesmo pode escolher como quer alcançar os clientes ideais, seja por anúncios de texto, anúncios em vídeo ou anúncios de aplicativo, com ou sem a rede de display.

Veja como fazer as etapas básicas de todos esses modelos:

Nome da campanha: intitule com o nome exato ou variado do produto ou serviço, isso facilitará o entendimento hierárquico pelo sistema e por você.

Nome do grupo de anúncios: elabore uma frase que seja entendida como subtítulo para a campanha principal. Ex: shopping em SC > Joinville Garten shopping.

Anúncio: preencha todos os dados básicos que aparecem na tela com os termos correspondentes à busca do seu produto/serviço.

Extensões de anúncio: pense e escreva pequenas frases que identifiquem seu negócio rapidamente, no instante em que o target olhar.

Palavra chave ou keyword: faça uma pesquisa antecipada no planejador de palavras chave ou adicione aquela que já está na mente do seu público. (marca fidelizada)

Lance individual e orçamento diário: escolha um valor máximo que você pode pagar por cada clique ou mil impressões e outro que deseja investir por dia.

Locais de exibição: escolha o lugar que você desejar exibir os anúncios. Podem ser locais exatos (sua cidade e vizinhas), nacional ou vários países (internacional), sem limitação.

Programação de anúncios: defina o dia e horário para que seu anúncio possa ser exibido ou simplesmente deixe padrão para exibir sempre. (das 0h à 23:59, todos os dias)

Faturamento: escolha como quer pagar pelos serviços do Google Adwords; aqui no Brasil estão disponíveis cartão de crédito, boleto e PayPal.

Agora veja estas e outras informações em vídeo:

Muito bem, essas são as configurações básicas que você deve utilizar na sua conta. Porém há mais informação útil na central de ajuda do Adwords. Leia os tópicos que mais lhe interessam e aplique.

Participe da comunidade do Google Adwords

Esse é um ótimo recurso que fornece respostas rápidas em caso de problemas ou dúvidas com o uso da plataforma, uma mão na roda para a maioria dos usuários 🙂

Aqui você pode encontrar várias dicas de especialistas, como funcionários da Google BR e agências credenciadas, afim de interagir com você e entregar a melhor solução em poucos minutos. (sim, é rápido)

Então, sempre que precisar, use a comunidade de anunciantes do Google. O atendimento é gratuito e você pode iniciar novas parcerias com gente da pesada (que manja de Adwords pra valer).

Conclusão

Seguindo os passos citados aqui, pode ter certeza que você não vai ter problemas e seus resultados serão grandiosos.

Lembre-se sempre de manter as boas práticas para não cair na mira do sistema do Google, afinal, eles também querem fazer parte da boa experiência do seu cliente.

Qualquer dúvida deixe um comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *