Funil de Vendas: O Que é, Como Desenvolver o Seu e Táticas para Aumentar a Conversão

Funil de vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor e Pipeline, são as etapas pelas quais um possível cliente passa durante o processo de compra.

Isso vale desde o momento de conhecimento da marca, compreensão de um problema, confiança na empresa e ao final, o momento de decisão, ou seja a compra.

Quer saber mais sobre o assunto e como aplicar hoje mesmo essa estratégia no seu negócio? Se a resposta for sim, continue lendo esse post.

Como funciona um funil de vendas

Você concorda comigo quando digo que é necessário conhecer as necessidades dos clientes potenciais antes de um fechar negócio?

Saiba que é exatamente isso que o funil de vendas faz, ele desperta interesse nos leads, gera curiosidade, sana dúvidas, estabelece confiança e apresenta boas soluções.

É resumidante, um processo que consiste em conduzir ou acompanhar a sua persona desde quando ela toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa com inbound marketing, até o fechamento do negócio.

Na realidade já fazemos isso naturalmente quando conversamos com alguém desconhecido, como por exemplo, bate-papo durante networking em eventos, entrevista de emprego, etc.

O que acontece é que esse processo estratégico de negócios pode se tornar ainda mais efetivo com os recursos da internet e do marketing digital, por isso damos tanto importância a ele.

Conheça abaixo as etapas que fazem um pipeline ser eficiente ao ponto de triplicar conversões em qualquer tipo de negócio.

Topo do funil: a grande descoberta

funil de vendas crm como funciona

Esse é o primeiro contato da pessoa com você, conhecido também como a fase da consciência, no inglês awareness, pois até aqui essa pessoa era indiferente à sua própria necessidade.

Ou seja, ela não buscava uma solução porque desconhecia que tinha essa demanda, mas quando consegue o primeiro contato com você, ela então compreende que existe uma via de escape.

Esse contato pode vir de diversas maneiras e lugares, como conteúdos bem posicionados no Google, Facebook Ads, feed no Instagram, entre outros.

Por isso, dizemos que esse é o momento estratégico ideal para se posicionar como especialista no trabalho em que você se propôs a realizar.

Nessa etapa você deve fornecer materiais completos que ajudem seu lead a diagnosticar o problema, ter a certeza de como resolvê-lo e motivá-lo a ir para próxima fase.

Exemplos que podem ser entregues: artigos de blog, podcasts e vídeos autoexplicativos curtos no Youtube.

Meio do funil: reconhecimento do problema e possível solução

O potencial cliente já se informou bastante sobre o problema e admitiu que realmente tem um desafio, fazendo deste, sua busca por maneiras de resolvê-lo.

Portanto, é seu papel apresentar soluções estratégicas que o possam ajudar da forma mais rápida, prática e eficiente possível, sem burocracia.

Nessa fase geralmente lidamos com os leads que já interagiram com nosso conteúdo e forneceram informações básicas de contato na landing page, em troca do acesso aos conteúdos.

Como esses leads não sabem como resolver os problemas adequadamente, consideram várias soluções, inclusive a compra de um serviço seu.

No entanto, ainda há dúvidas se essa é realmente a opção correta para resolver o caso em específico.

Por isso, seja sincero(a)! Diga exatamente quando é o momento de comprar seu produto e apresente outras alternativas suas ou de terceiros através do marketing de afiliados.

Você pode oferecer novos conteúdos para qualificar melhor esses leads e conseguir mais informações aprofundadas, como ebooks, vídeos de acesso exclusivo e webinars ao vivo.

Fundo do funil: momento da decisão e compra

Já no fundo do funil lidamos com leads qualificados que passaram pelo processo de educação e que o marketing de conteúdo os classificou como prontos para receberem a solução final.

Ou seja, é o momento de apresentar o seu produto/serviço ou aqueles que você recomenda como afiliado e ganhar dinheiro, pois a pessoa, inconscientemente, QUER comprar de você.

Em outras palavras, o lead sabe que existe um problema que não conseguirá resolver sozinho e já percebeu que precisa comprar um produto ou contratar um serviço.

Se você conseguiu convencê-lo de ficar prestando atenção até aqui, então já é conhecido por esse lead como referência de mercado, alguém em quem essa pessoa pode confiar e comprar.

Dica avassaladora: use sempre os melhores gatilhos mentais nessa etapa! Eles são estímulos recebidos pelo nosso cérebro e influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

Saber como estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas, algo que é ensinado e enfatizado dentro do Especialista em Vendas Online, treinamento do João Castanheira.

Lógico que haverão algumas comparações com outras empresas que oferecem soluções semelhantes, no entanto, essa pessoa vai escolher qual acredita ser a melhor alternativa baseado em seu poder aquisitivo.

Após isso, fechará então o funil de vendas, realizando a compra e se transformando em cliente recorrente, o melhor que existe.

Os melhores conteúdos para serem apresentados no fundo do funil são: cases de sucesso, lives ao vivo e demonstração de produto (tira gosto).

Como desenvolver um funil de vendas profissional

Agora que você viu resumidamente o que é e como funciona um funil de vendas é o momento de começar a construir o seu também!

Nós profissionalmente recomendamos a plataforma Leadlovers para você começar a montar seu funil de vendas. Como CRM, ela oferece todos os recursos ideais para gerar leads e melhorar conversões.

Um pipeline tem papel fundamental nos resultados de venda de qualquer negócio, e negligenciar a utilização dele pode reduzir seu faturamento, e isso eu tenho certeza que você deseja evitar.

Sim, um funil de vendas otimizado oferece previsibilidade de lucros, maior produtividade, otimização da gestão, melhor aproveitamento de oportunidades e feedback para desenvolver novos produtos.

Crie o seu hoje mesmo e comece a escalar seus resultados online! Qualquer dúvida faça um comentário abaixo.

Sobre o Autor

Natanael de Souza
Natanael de Souza

Idealizador do blog Marketing Mestre, profissional de SEO, coach de negócios e especialista em marketing digital. Entre em contato para parcerias de conteúdo.

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *