Como Trabalhar Profissionalmente com Email Marketing e Fazer Vendas no Piloto Automático

É iniciante e quer saber como começar a fazer email marketing da maneira correta? Já possui uma estratégia estabelecida e está buscando maneiras de otimizá-la?

Então aproveite, esse texto é pra você!

O que é email marketing

Email marketing, na maioria dos casos, é a comunicação B2C, ou seja, entre empresa e consumidor final, através do email. Também pode ser B2B.

Lá no começo do marketing digital, o email marketing era visto como forma de propaganda em massa invasiva, enviadas por correspondência para destinatários desconhecidos, encontrados em listas de email compradas.

Ou seja, spam. Algo que sempre foi ineficiente e detestável por todos.

Email marketing também é uma das estratégias de marketing digital mais usadas para manter contato direto com leads qualificados e clientes fiéis, visando sempre gerar mais negócios.

Motivos lógicos para fazer email marketing

Estabelecer e aumentar a confiança entre indivíduos/empresas de maneira personalizada e direta, visando gerar dinheiro online e bons negócios

Ultimamente as mídias sociais e links patrocinados têm ganhado os holofotes no marketing digital.

Apesar disso, o email marketing ainda continua sendo uma ótima opção para quem opta por coletar endereços de email para trabalhar online e aumentar a relevância da própria marca através da automação de marketing digital.

Aliás, essa é uma das principais estratégias mostradas no curso Especialista em Vendas Online do João Castanheira, um top afiliado brasileiro que ganha mais de 100 mil reais por mês utilizando email marketing!

Personalização

Depois de gerar leads potenciais, nada melhor que falar individualmente com o cliente e ver como nosso produto/serviço está ajudando ele a conseguir mais resultado!

Você pode fazer isso através do Gmail, caso ainda não tenha contratado um software autoresponder e estabelecer uma relação de confiança com o lead.

Aliás, uma dica que dou é: procure ser o mais natural possível e mantenha uma relação de amizade com cada lead, não tente empurrar nada só querendo vender.

Fundamentalmente, mostre interesse em ajudar na solução do problema de seu lead e os resultados virão naturalmente.

Alcance

Só pra você ter uma ideia, em 2015 já existiam 2,5 bilhões de usuários usando e-mail, e a tendência para 2020 é que esse número chegue a 3,7 bilhões.

Já imaginou utilizar corretamente o inbound marketing para atrair boa parte desse número e fidelizá-los como clientes recorrentes?

Representaria em um alcance tremendo de resultados para seu negócio se você aprender como fazer o trabalho certinho com listas de email.

Garantia de conteúdo entregue

Uma das grandes vantagens dessa estratégia é ter um alcance na maioria das vezes previsível.

Isso significa que se você selecionar 100 endereços de email que lhe autorizaram enviar mensagem através da página de captura, todos eles a receberão na caixa de entrada.

Ou seja, serão mais aberturas de emails , leitura e cliques em links importantes que você enviar, como por exemplo, links de afiliado.

Mas lembre-se: é extremamente importante aprender tudo sobre marketing de conteúdo para fazer email marketing corretamente.

O que enviar através do email marketing

Não pense que o objetivo dessa estratégia é somente enviar emails para vender produtos ou serviços, vai muito além disso.

Use principalmente para nutrir seus leads com novidades interessantes do seu blog.

Este é o tipo mais tradicional e você já deve estar acostumado. É aquele que anuncia quando um conteúdo novo é postado no seu blog, ou seja, um feed pessoal.

Emails assim são excelentes para começar e manter o engajamento com seus leitores, aumentando consequentemente o LTV.

É uma maneira de manter a sua lista quente e em contato com os novos conteúdos que você posta, além de aumentar as chances de você gerar potenciais clientes com os CTAs (call to actions – chamada para ação) dentro dos seus textos.

Outra coisa interessante para compartilhar por email são convites para algum evento extraordinário seu ou de algum parceiro, como o profissão coach.

Sério, a conversão é absurda de boa, afinal, quem não se sente bem sendo convidado particularmente?.

Ferramentas de auxílio

Caso você tenha a intenção de começar sua estratégia de email marketing agora, precisa de um ingrediente fundamental: a ferramenta para fazer o trabalho difícil por você.

Esqueça a parte chata de organizar processos, isso pode ser feito pela automação com máquinas já prontas, bastando apenas serem substituídas pela copy do seu negócio.

Exemplo:

  • templates de texto de email;
  • landing pages e squeeze pages;
  • modelos de máquinas automáticas;
  • formulários e pop-ups para redes sociais.

Nesse caso, a ferramenta mais indicada para iniciantes é a Leadlovers, pois além de possuir uma versão barata, sua utilização é fácil e intuitiva.

É simples trabalhar com email marketing e obter ótimos resultados. Tudo já está pronto, basta personalizar para seu negócio e melhorar gradualmente conforme o tempo.

Sobre o Autor

Natanael de Souza
Natanael de Souza

Idealizador do blog Marketing Mestre, profissional de SEO, coach de negócios e especialista em marketing digital. Entre em contato para parcerias de conteúdo.

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *