Como Ganhar Dinheiro com Blog: Dicas Práticas e Sugestões para Iniciar seu Negócio Nessa Modalidade

Se tornar um empreendedor digital, virou objetivo de muitas pessoas e saber como ganhar dinheiro com blog é indispensável para aumentar suas chances de sucesso.

Me diga: você quer ganhar dinheiro trabalhando em casa e ter mais liberdade, mas não sabe como isso pode ser possível?

Para que dê certo, é necessário pesquisar e ter metas bem claras, dessa forma você conseguir escalar e manter-se no foco.

Existem estratégias essenciais que vão nortear o seu empreendimento com precisão, muitas delas você verá aqui mesmo, no decorrer deste artigo.

Você vai ver alguns passos a serem dados e dicas sugeridas, com o
intuito de auxiliar esse desafio.

Como criar um blog

O primeiro passo para ganhar dinheiro com blog é criar um. Para isso é importante saber para qual público quer direcionar o seu conteúdo.

Fica mais desafiador conseguir abordar todos os assuntos, e isso não é indicado a menos que você tenha uma estratégia inovadora para gerar tráfego qualificado.

O ideal é escolher e trabalhar com um nicho de mercado específico.

O que é nicho de mercado e como definir o seu

O nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada explorada de um de mercado, com interesses e necessidades bem específicos.

Muitas vezes o nicho de mercado ainda não tem soluções viáveis disponíveis, o que pode ser uma grande oportunidade.

Mas como você pode encontrar um nicho de mercado? Uma primeira dica é você fazer uma lista com todas áreas que tem habilidade e paixão.

Tente segmentar essa área para mercados mais específicos. Se você selecionou saúde, por exemplo, tente segmentar para emagrecimento.

No entanto, emagrecimento ainda continua sendo um mercado muito amplo e nada específico.

Ainda não se trata de um nicho de mercado. Então, identifique algum problema que apresenta poucas soluções dentro dessa temática.

Dentro de emagrecimento temos diversas direções que podem ser abordadas, você pode ir para a linha de dietas ou focar em exercícios, e assim suscetivamente.

A aromaterapia doTERRA, por exemplo, é um nicho de mercado, assim como os outros tipos também.

Escolha um domínio para ganhar dinheiro com blog

Você já definiu o assunto principal do seu blog e, consequentemente, o público que vai atingir.

Agora você deve escolher um domínio e registrar. Domínio é o endereço do seu blog na internet.

Nessa etapa você deve fazer uma escolha: ter um blog de autoridade, de nicho ou os dois juntos.

Um blog de autoridade é aquele onde você aparece, dá as caras. Significa que você quer construir uma autoridade na internet e ser reconhecido futuramente.

Nesse caso, você pode registrar um domínio com o seu nome próprio ou apelido que faça sentido.

Você também pode ter um blog de nicho e utilizar um domínio com um nome que faça referência ao assunto principal.

Um não é melhor do que o outro e nem mesmo mais indicado, a sua escolha vai depender unicamente da sua estratégia.

E você pode ter ainda um blog de autoridade e futuramente ter um outro de nicho, caso queira crescer o seu negócio online.

Uma vez tomado a sua decisão e escolhido o domínio, acesse o site Registro.br para verificar se ele está disponível ao registro. Caso esteja, é só efetuar seu cadastro e registrar.

Contrate uma hospedagem e instale o WordPress

O próximo passo é contratar uma hospedam para o seu blog. Ela é essencial
para que o seu blog fique disponível na internet para seu público e seus leads.

Existem muitas empresas disponíveis hoje no mercado e com os mais variados preços, inclusive com opções gratuitas, e essas nunca indico usar.

Com um blog grátis você não vai ter autonomia para monetizar, você
também não vai poder ter o nome que escolheu no domínio e não vai transmitir uma imagem profissional para seu público.

Recomendo que você utilize a Siteground, uma empresa séria, com ótimo suporte, uptime, desempenho e excelentes serviços.

Depois que você tiver decidido pela hospedagem e já tiver efetuado o
pagamento, precisa instalar o WordPress, que é um software CMS para edição e criação de conteúdo.

O WordPress é fácil e intuitivo de usar, e você não precisa ter nenhum
conhecimento em programação.

Para instalar peça ajuda ao suporte da hospedagem contratada ou entre no cpanel e utilize softacolous, o instalador de 5 minutos do WordPress.

Dinheiro com blog: torne-se um(a) afiliado(a)

Uma das melhores maneiras para ganhar dinheiro com blog é trabalhando
com marketing de afiliados.

Um afiliado é uma pessoa que divulga e vende produtos de terceiros em troca de uma comissão, e isso é muito bem explicando dentro do curso Fórmula Negócio Online.

É muito mais simples trabalhar como afiliado, você não terá que desenvolver nenhum produto, seja físico ou digital, e nem mesmo precisa ser autoridade ou ter algum conhecimento específico para começar.

Qualquer pessoa pode se tornar um afiliado e ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa.

O Marketing de afiliados é um método que permite a divulgação e venda de
produtos de terceiros em troca de uma comissão, dentro de um programa de afiliados específico das plataformas digitais, como veremos abaixo.

Dessa forma, o afiliado consegue rentabilizar um blog ou qualquer outro canal de marketing digital.

Para começar a atuar como afiliado, você precisa se cadastrar em alguma plataforma de afiliados e também se qualificar.

Melhores plataformas de afiliados

Existe um número considerável de plataformas para afiliados disponíveis hoje no Brasil. Você deve escolher qual se encaixa melhor nos seus objetivos.

A Hotmart é uma das mais conhecidas, presente em mais de 210 países,
possui uma gama enorme de produtos para afliados promovorem em direrentes nichos.

Pioneira no mercado, a Hotmart é especializada em produtos digitais e disponibiliza além de cursos online, ebooks, vídeoaulas, palestras, softwares e eventos de capacitação, como o Fire Festival, realizado anualmente em BH.

Além de hospedar os produtos digitais, ela é responsável por processar os pagamentos, o que facilita muito a vida de seus usários.

A Monetizze é outra plataforma que trabalha de maneira similar à Hotmart, com o grande diferencial de também ter uma grande cartela de produtos físicos, além dos produtos digitais.

Ela oferece mais segurança aos seus usuários ao disponibilizar a autenticação em dois fatores.

O ideal é o afiliado se cadastrar nas duas plataformas, porque os produtos são diferentes e é mais uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Quais produtos escolher

Essa é uma grande dúvida para muitos afiliados. Para começar, o que vai determinar qual produto que você deve escolher é o nicho de mercado que você escolheu quando estávamos falando sobre a criação do blog.

O produto deve ser direcionado para o público que acessa o seu blog, portanto, deve fazer parte do nicho escolhido.

Então, temos aqui um detalhe, se você tiver escolhido um nicho e ao entrar nas plataformas não encontrar nenhum produto direcionado para esse público, significa que deverá fazer uma nova escolha, caso contrário, não terá produtos para recomendar.

Portanto, você deve aliar a escolha do nicho com os produtos disponíveis para afiliação.

Uma vez que você encontrou alguns produtos, o que vai determinar se você deve se afiliar ou não vai depender do ticket e da reputação do produtor, além de:

  • observar o preço do produto;
  • escolher um que tenha uma boa página de vendas incluindo oferta irresistível, vídeo de vendas, solução, descrição e provas sociais;

Além disso, o produtor deve oferecer um bom suporte aos clientes, além de principalmente, estar sendo vendido com alta frequência, caso esteja no perpétuo.

Como ganhar dinheiro com blog

Até aqui você aprendeu como criar um blog e como se tornar um afiliado especialista em vendas online, agora vamos de fato ver como ganhar dinheiro com blog.

Para que isso aconteça, você precisa disponibilizar estrategicamente os seus links de afiliado em vários lugares do blog, seja na sidebar (caso use), no rodapé e ao longo dos artigos (meu preferido).

Na sidebar, barra lateral do seu blog, você pode adicionar alguma imagem e
um link para um dos seus produtos, por exemplo.

No meu blog utilizo o modelo sem distração sem sidebar, pois particularmente quero que meus leitores aproveitem o conteúdo e tenham menos cansaço visual.

Isso também faz parte da minha estratégia com fundamentos de SEO, onde priorizo a boa experiência do usuário – UX, durante a navegação.

Já no rodapé você pode colocar algum banner fixo ou mesmo colocar um banner de alguns artigos chave.

Conteúdo do blog

A produção de conteúdo é a parte mais difícil de um blog. Você precisa manter uma consistência e tentar publicar um novo artigo a cada
semana.

Se isso for demais para você tente, ao menos, publicar uma vez a cada quinze dias, menos do que isso seu blog será prejudicado nos mecanismos de busca, sua fonte de tráfego principal.

Alguns conteúdos são muito importantes que você faça, como o artigo review, que é um artigo onde você fala e dá a sua opinião sincera sobre um produto.

Faça um artigo review para cada produto que se afiliar e coloque seu link de afiliado em seções estratégicas do texto, onde realmente faça sentido.

Priorize também a segunda metade, forçando o usuário a ler todo o conteúdo ao adicionar parágrafos cursos e subtítulos H2, H3 e H4.

É importante que você saiba que o conteúdo deve ser denso, completo e útil, fuja sempre da superficialidade ao aplicar marketing de conteúdo.

Além disso, deve resolver um problema específico do seu público de uma maneira eficaz e efetiva durante os textos, não apenas divulgar e divulgar, igual fazemos com anúncios pagos.

A cada novo artigo tente incluir algum link de afiliado, sempre de maneira
natural, como uma indicação para um amigo. Jamais force algima coisa.

Lógico, você pode colocar mais de um link se isso fizer sentido. Existem casos que chego a colocar três ou mais indicações, mas é tudo estrategicamente pensado.

Gerar leads para aumentar as vendas

Se você quiser ganhar ainda mais dinheiro com blog pode apostar na geração de leads.

Leads são contatos qualificados, ou seja, pessoas que estão mais dispostas a realizar uma compra no momento que você a oferecer.

O seu blog é um ambiente perfeito para gerar muitos leads através de uma
recompensa digital
.

Explicando melhor: provavelmente você já entrou em algum site ou blog que oferecia algum material gratuito para você baixar depois de preencher com o seu endereço de email, certo?

Esse material gratuito, que muitas vezes é um ebook, mas também pode ser
um mini curso ou aula, é chamado de recompensa digital.

Para ter acesso você tem que fornecer algum contato que, na maioria das
vezes, é o email
. Assim que você clica no botão também recebe um email com o material.

Nesse momento você se tornou um lead do negócio e a partir de então receberá alguns e-mails para ter ajuda em determinado assunto, inclusive, alguma oferta de venda.

Você pode fazer o mesmo no seu blog, disponibilizando um ebook para o seu visitante.

Para isso, você vai precisar de um sistema de email marketing e deverá fazer uma integração com o seu blog. Aqui recomendamos a Leadlovers, sendo essa mais uma forma de ganhar dinheiro com blog.

Conclusão

Ao final desse artigo imagino que você tenha entendido como ganhar dinheiro com blog. E não apenas isso, mas também como trabalhar em casa e ser um afiliado.

Para ter um blog de sucesso é muito importante sempre manter o foco no leitor e visitante.

Isso vai direcionar não só as suas atitudes como também o conteúdo dos seus artigos.

E o principal, sempre tenha consistência. Nunca deixe o seu blog de lado e pare de postar novos conteúdos.

Sobre o Autor

Natanael de Souza
Natanael de Souza

Idealizador do blog Marketing Mestre, profissional de SEO, coach de negócios e especialista em marketing digital. Entre em contato para parcerias de conteúdo.

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *