Ter uma página profissional na internet hoje em dia não é mais modinha, é estratégia de negócios. Então, que tal criar seu blog no WordPress e marcar presença na web?

Uma das grandes vantagens disso, entre centenas, é a capacidade de expandir sua marca e seus negócios com muita rapidez.

Se isso faz ou fará parte do seu objetivo de carreira no empreendedorismo digital, continue lendo aqui para aprender como criar um blog no WordPress com muito sucesso.

Mesmo que não seja uma das opções acima, é recomendável saber disso 🙂

Por quê criar um blog no WordPress?

Existem centenas de plataformas que nos permitem criar blogs hoje em dia, todas com algum tipo de funcionalidade específica para gerar competitividade.

No entanto e sem dúvidas, a plataforma WordPress é a mais completa em todos os sentidos quando se pensa em criar um blog para desenvolver negócios online.

Isso porque:

  • o código que forma a estrutura das páginas é limpo e organizado, isso facilita o trabalho de SEO e o entendimento algorítmico do Google;
  • há centenas de templates gratuitos e pagos para você personalizar e deixar do jeito que quiser;
  • oferece suporte à centenas de plugins essenciais para melhorar a experiência do usuário;
  • é intuitivo e fácil de mexer;
  • é grátis para baixar e não leva nem 5 minutos para instalar no seu provedor de hospedagem.

Como criar um blog profissional no WordPress

É muito simples, basta seguir os passos abaixo corretamente na sequência e depois investir no conteúdo dele, de acordo com o nicho de mercado que você pretende se dedicar.

Passo #1: registre um domínio próprio

Domínios são o endereço URL da sua página, como “suamarca.com.br” ou “seunome.com”.

É muito simples e barato registrar um domínio para seu blog! Além de transmitir mais autoridade perante seu público, ele também facilitará o trabalho de branding no médio-longo prazo.

Aqui nesse primeiro passo é necessário prestar bastante atenção e escolher um nome que corresponda à atividade que você desenvolverá no blog, seja prestação de serviços, divulgação de produto próprio ou terceiros, informacional publicitário, etc.

Pense na intenção antes de registrar um domínio e depois de ter certeza que aquilo representa você, registre.

A Hostgator ou Godaddy são duas opções interessantes para fazer isso. Entre no site deles e verifique o melhor plano.

Passo #2: contrate um serviço de hospedagem

Logo após registrar seu domínio, será necessário contratar um ótimo serviço de hosting para hospedar e deixá-lo ativo na internet.

As duas empresas citadas acima fazem isso, mas eu não as recomendo para hospedagem profissional.

Já usei as duas e posso dizer com toda certeza que você ficará na mão quando precisar de mais recursos do servidor!

Atualmente uso e recomendo o hosting da Siteground para hospedar meus blogs com toda segurança, velocidade e estabilidade que os negócios online exigem.

Passo #3: baixe e instale o WordPress gratuitamente

Como informei antes, o WordPress é grátis para você baixar e instalar.

Basta entrar no site oficial e clicar no botão “baixar WordPress”, que automaticamente um arquivo compactado será salvo em seu computador.

Após isso, entre na sua conta de hospedagem e utilize a função “instalador” para fazer o upload do arquivo na home do seu domínio, ou seja, na página principal.

Atualmente, quase todas as empresas fornecem a famosa instalação de 5 minutos, com todas as informações importantes mostradas na tela.

Passo #4: escolha e instale um template – tema

É de extrema importância escolher um tema que seja condizente ao seu negócio ou a você mesmo.

Por isso, não tenha pressa para selecionar os templates bacanas que só o WordPress tem para oferecer aos seus usuários.

Caso não se agrade das centenas de temas gratuitos disponíveis dentro da plataforma, você também terá a opção de instalar um tema pago, como por exemplo, o Épico da Uberfácil.

Este é um belo e responsivo template para WordPress, sendo a escolha de muitos blogueiros da atualidade.

Passo #5: instale os melhores plugins

Aqui lidamos com uma parte essencial da experiência do usuário, que influenciará o sucesso do seu blog nas pesquisas do usuário no Google, ou seja, no SEO.

Por isso é muito importante escolher e configurar os plugins que realmente darão qualidade ao seu blog WordPress, sem sobrecarregar o servidor da sua hospedagem.

Os melhores plugins que todos nós empreendedores usamos são:

  • Yoast SEO, que serve para otimizar todas as páginas do blog e deixá-las preparadas para ranquear bem no grande buscador;
  • W3 Total Cache, muito útil para acelerar o carregamento das páginas em geral;
  • Contact Form 7, um formulário de contato indispensável para fornecer aos seus visitantes e seguidores;
  • Pretty Links, ideal para camuflar e encurtar links de afiliado ou links muito extensos, para que se tornem mais amigáveis aos olhos;
  • Akismet, um plugin ideal para evitar e bloquear comentários spam em seu blog.

Passo #6: elaboração de conteúdo

Agora que você conheceu e seguiu os 5 passos técnicos para criar um blog na maior e mais usada plataforma CMS do mundo, é hora de pôr a mão na massa e trabalhar no sexto passo, o desenvolvimento dele.

Tome como base o seu conhecimento e intenção para publicar conteúdos realmente influenciadores e transformadores aos usuários, seja no formato de texto, vídeo, infográficos ou todos estes juntos.

Lembre-se de elaborar conteúdos otimizados para SEO, dessa forma, muitas pessoas poderão encontrar você e seu blog quando fizerem uma pesquisa no Google para os termos relacionados ao seu negócio.

Você mesmo pode produzir e publicar o conteúdo ou contratar uma equipe que faça isso pra você.

Conclusão

Criar um blog é uma das melhores decisões que um empreendedor com visão de negócios pode tomar, já que praticamente tudo hoje está na internet.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, basta nos informar aqui nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *