Você sabia que existem 3 diferentes profissionais de coach?

São eles: pessoal, empresarial e carreira. Todos três possuem um objetivo em comum, que é ajudar na evolução humana como um todo, mas que se dividem para encontrar soluções específicas rapidamente.

Veja agora, o significado de cada uma deles.

Coach Pessoal – o que é

O coach pessoal trabalha com uma das vertentes do coaching e utiliza várias técnicas de desenvolvimento humano, que tem como objetivo alcançar a transformação pessoal.

Das várias áreas de coaching existentes, o coach pessoal preocupa-se em equipar as pessoas para que elas se sintam realizadas, tenham equilíbrio nas suas ideias e alcancem as suas metas.

Por isso, é muito importante que a pessoa estabeleça as metas que pretende atingir antes de participar de uma sessão; então, após isso, o coach profissional ajudará o cliente não só a definir essas metas, mas também a alcançá-las mais rapidamente, de forma correta.

As técnicas de coaching pessoal usadas pelo profissional da área trabalham os padrões emocionais e comportamentais que impossibilitam o cliente de alcançar os seus objetivos, sejam crenças limitantes, pensamentos negativos, etc.

Antes disso, o coach passa por um treinamento imersivo, como o programa Profissão Coach, onde aprende a fazer as perguntas corretas, como também saber identificar os problemas e ajudar a pessoa a reconhecer e melhorar os seus pontos fracos. Para que isso aconteça naturalmente, o coach deve estabelecer uma ligação de confiança com o coachee, que é o cliente.

Coach Empresarial – entenda

É uma modalidade de coaching direcionada à pessoas que queiram atender empresários e consiste em auxiliá-los através de técnicas, ferramentas de coaching e sessões, para que desenvolvam melhores habilidades, competências e alcancem a alta performance no ambiente empresarial.

Para melhores resultados, um processo de coaching ideal será:

  • apoiá-los em sua evolução;
  • êxito e sucesso em suas metas;
  • compreender a missão de vida;
  • conhecer as limitações;
  • identificar as crenças sabotadoras.

Estes citados acima são alguns desafios do coach empresarial que busca o sucesso.

Além disso, essa modalidade também trabalha aspectos pessoais, como melhoria de relacionamentos com familiares (muitos não conseguem gerir o tempo), como da empresa e dos colaboradores, para que não cause conflitos e impactem diretamente nos resultados do negócio.

Coach de carreira

É a modalidade que o profissional tem como principal objetivo, auxiliar pessoas que estão no processo de mudança em suas carreiras.

O profissional dessa modalidade ajuda o coachee a identificar com clareza o que ele almeja para sua vida profissional e através disso, criam e desenvolvem estratégicas eficientes durante uma ou mais sessões matadoras.

O coaching nesse caso é indicado para profissionais que desejam um redirecionamento em suas carreiras, seja por insatisfação, descrença, etc, alinhando vida profissional e pessoal, equilibrando-as de acordo com as prioridades.

A cada sessão feita o coachee recebe um plano de metas, que deverão ser cumpridas até o próximo encontro. Depois dessa etapa, o coach e o coachee voltam a se encontrar e estabelecem quais serão as próximas, além de analisarem a porcentagem do objetivo que foi atingida.

Conclusão

De forma simples e rápida, essas três modalidades combinam entre si, pois todo ser humano precisa destas modalidades em sua vida.

O ideal claro, é separá-las para que haja maior qualidade no atendimento e resultados para ambas as partes.

Se tiver alguma dúvida, comente aqui embaixo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *