Você deseja ser um(a) coach de sucesso ou aprender mais sobre esta profissão?

O coaching está crescendo muito rápido em nosso país e cada vez mais pessoas estão transformando suas vidas através dele.

Então, se essa é uma profissão que está em constante ascensão, como se tornar um coach de sucesso e obter destaque em meio à concorrência?

Bem, esse é um tema profundo e nele há 7 características ideais que provam se uma pessoa é ou vai ser bem sucedida ou não em sua carreira.

Em meio a tantas pessoas e troca de experiências, pude Identificar 7 características essenciais que podem ajudar uma pessoa a ser um coach de sucesso.

Veja agora quais são:

Demonstrar confiança

Para uma relação profissional ou pessoal tornar-se consistente é de fundamental importância que você consiga transmitir confiança.

Manter uma boa relação e transmitir segurança no que faz são a base de um profissional bem-sucedido em qualquer negócio, independente da área.

Então, para se tornar um coach de sucesso, é preciso dar valor às relações, ter habilidade para lidar com pessoas (o que não é fácil) e ainda, transmitir segurança, para conseguir cativar o cliente e conquistar sua confiança.

Por isso, desde o início da relação mantenha tudo anotado, emita um contrato adequado (no campo profissional) e deixe claro quais são as opções e garantias do coachee.

Você também deve aplicar isso no campo emocional, caso seja coach de relacionamentos.

Ter a ética como base

Assim como em qualquer outra profissão, manter a ética e respeito é uma obrigação de qualquer pessoa que deseja se tornar um coach de sucesso.

Ela permite o profissional exercitar sua honestidade, credibilidade e comprometimento todos os dias, fazendo-os direcionar à conduta e o comportamento em suas atividades.

Por isso, sempre busque compreender bem as necessidades dos clientes e não aceite casos que não tem certeza se pode lidar ou que não tenha uma resposta adequada e efetiva.

Se fizer assim, o resultado certamente virá como reconhecimento, não apenas pelo seu trabalho competente, mas também por seu comportamento exemplar.

Exercer a liderança de um coach de sucesso

Se você é coach, sabe que uma das nossas principais funções é fortalecer e conceber líderes.

Ou seja, profissionais qualificados e preparados para orientar e conduzir pessoas e negócios, em busca de seus sonhos e objetivos de vida.

Então, nada melhor para um coach de sucesso saber como exercer o papel de líder e ter um ótimo desempenho em suas funções.

Para saber como ser um coach bem sucedido, basta conhecer as atribuições importantes de um bom líder, que são:

  • guiar os clientes;
  • aconselhar por meio de ensinamentos;
  • transmitir conhecimento;
  • e ser um farol que busca conduzi-los da melhor forma.

No programa profissão coach, que é a qualificação que eu fiz para trabalhar na área, o Geronimo Theml ensina todos os passos para saber exercer uma liderança eficiente e também dominar o tópico a seguir com maestria.

Recomendo muito você buscar qualificação com ele também.

Manter sempre uma boa comunicação

O mundo atual em que vivemos é marcado pela comunicação.

A habilidade de se comunicar bem é uma característica fundamental para todos que desejam manter fortes relações profissionais e/ou pessoais e, ainda, construir níveis de confiança entre os envolvidos.

Se o seu trabalho é focado na internet, utilize os princípios do marketing digital para exercer sua profissão de coach.

É necessário dominar essa arte, pois a maneira de como a mensagem é transmitida faz toda a diferença para o receptor.

Resumindo, uma boa comunicação é a melhor maneira para conquistar o cliente, construir uma relação segura e alcançar uma posição de coach bem sucedido.

Veja o vídeo abaixo para entender isso na prática:

Ser disciplinado

Assim como os outros fatores acima, manter uma boa disciplina também é uma característica fundamental para ter sucesso em qualquer profissão.

É necessário ter muita dedicação, empenho e foco para se destacar na área, principalmente devido à necessidade de se manter atualizado com os assuntos atuais e todas as inovações que surgem diariamente.

Ser disciplinado para realizar o trabalho da melhor forma possível, buscar a capacitação e especialização, certamente são atributos de destaque para obter êxito na carreira.

Ter uma escuta ativa

Vou lhe relevar uma coisa: grande parte do trabalho de coaching é  saber colocar os seus ouvidos à disposição das outras pessoas que o procuram.

Elas irão até você em busca de soluções para problemas pessoais e profissionais e precisam mais do que nunca serem ouvidas.

Na verdade, trata-se de situações que elas reconhecem que não conseguem resolver sozinhas, por isso irão confiá-las em um coach.

Se você já teve ou está tendo uma oportunidade dessas, tome muito cuidado e saiba resolver a situação!

Na maior parte dos casos, a questão principal da conversa envolve insatisfação com algumas limitações pessoais:

  • a procrastinação;
  • insegurança para liderar;
  • travamento ao ter que tomar iniciativas em diversas ocasiões;
  • ou a sensação de não conseguir se conectar com os outros.

Independente do caso, para que o profissional de coaching consiga alcançar a profundidade do problema no cliente, perceber as origens que o sustentam e propor soluções eficientes, é preciso treinar a escuta, saber ouvir.

Pessoas introvertidas têm, naturalmente, maior facilidade para escutar e ler outras pessoas do que pessoas extrovertidas.

No entanto, seja qual for o seu perfil, essa habilidade pode e deve ser trabalhada.

Saber provocar ideias

O processo de coaching é uma troca constante entre cliente e mentor, por isso não é incomum que seja necessário realizar alinhamentos após feedbacks e etapas concluídas.

Tenha em mente que a dificuldade do coachee não será resolvida na primeira sessão com você, e sim, continuação delas.

Limitar técnicas e usar muitos recursos para ajudar o cliente tem pouco valor se o profissional de coaching não souber provocar ideias e estimular a ação do coachee.

Arrisco-me a informar que esse é o maior ganho para o coachee durante e após o coaching, caso o coach tenha conseguido incentivá-lo em seu objetivo.

Conclusão

Bom, essas não as únicas certezas que você precisa ter domínio caso seja ou pretenda ser coach, porém já servem de grande ajuda em qualquer etapa da sua vida profissional ou pessoal.

Caso queira sugerir mais algumas ideias, basta comentar aqui embaixo que estarei analisando para publicar aqui.

Abraço!

Categorias: Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *