CNH Digital 2023 Detran-SC: Veja Como Fazer e Prazo de Renovação e Valor

O avanço da tecnologia chegou até os motoristas. Isso porque já está disponível a CNH Digital 2023. E se você ainda não sabe como baixar e a finalidade do documento virtual, preparamos este artigo para te contar tudo sobre a CNH Digital 2023. Confira!

CNH Digital 2023
CNH Digital 2023

Como obter a carteira CNH digital Detran-SC?

A princípio, a Carteira Nacional de Habilitação Digital – CNH Digital, tem a mesma veracidade que o documento físico. Nesse sentido, também é válida em todo o território nacional.

Desse modo, os interessados em adquirir a versão digital do documento, precisam realizar um acesso diretamente no aplicativo da CNH Digital.

Fonte: Claudia

Entretanto, é importante ressaltar que o aplicativo oferece o compartilhamento dos dados. Portanto, os interessados em ter a CNH na versão digital devem se atentar se o documento físico possui um QR Code na parte posterior.

Primeiramente, o QR Code é um código que garante a segurança e veracidade das informações do documento. Então, é necessário seguir algumas etapas antes de conseguir a carteira de habilitação digital.

Em seguida, você acompanhar mais detalhes a respeito da CNH Digital 2023:

Solicitando a 2ª via de seu documento digital

Inicialmente, os motoristas que têm interesse em conseguir a CNH digital devem efetuar o procedimento através do aplicativo.  Contudo, já mencionamos que é preciso que a atual CNH física tenha na parte de trás o QR Code.

CNH Digital 2023
Fonte: Detran MS

Entretanto, se o seu documento físico não tiver o código, será necessário solicitar a 2ª via ou a renovação dele, caso seu documento já esteja próximo do vencimento.

Nesse sentido, o procedimento pode ser feito diretamente na página do Departamento Estadual de Trânsito de seu Estado.

Fonte: Aprova Detran

É comum as pessoas terem dúvidas em relação ao acesso à CNH digital.  Porém, para facilitar o acesso ao documento, você não precisará de conexão com a internet para visualizá-lo. Isso se já tiver feito o download dele antes.

Também é bom ressaltar que, os motoristas que já têm a CNH Digital, devem sempre estar com o download feito nos celulares. Pois em caso de fiscalização, já poderão apresentar o documento para o fiscal operante.

CNH Digital 2023
Fonte: Engenharia 360

Por fim, caso o aparelho celular seja roubado ou perdido, é possível solicitar o cancelamento da CNH no site oficial do Denatran.

É válida a CNH digital?

Agora que você já sabe tudo sobre a nova facilidade que é a CNH Digital 2023, deve estar curioso para saber a validade do documento. Nesse sentido, saiba que a validade do documento virtual é a mesma que a do físico.

Fonte: Mtrans – Assesoria Jurídica em Trânsito

Desse modo, quando sua carteira física vencer, a digital também perderá a validade. Então, é preciso renovar dentro do prazo e seguir o passo a passo que mostramos para acessar o documento atualizado.

Como baixar a CNH digital pelo site do Detran

A princípio, se você já tem a carteira de habilitação física com o QR Code, e gostaria de baixar a versão digital, saiba que antes será preciso fazer o download do aplicativo CNH Digital.

CNH Digital 2023
Fonte: O Município

Para isso, separamos um pequeno passo a passo para te auxiliar. Lembrando que o app está disponível para sistema Android e iOS. Acompanhe: 

  • Em primeiro lugar, faça o download do aplicativo CDT clicando aqui;
  • Em seguida, faça o login por meio do portal oficial do Governo Federal;
  • Então, clique no botão “gerar CNH digital”;
  • Por fim, siga as instruções da página.
Fonte: Carros com Camanzi

De antemão, o processo é bem fácil e rápido, e não exige muito tempo do motorista. Entretanto, caso você não consiga efetuar esse processo, será preciso comparecer ao Detran do seu estado.

E como já mencionamos, o aplicativo da CNH Digital 2023 está disponível tanto para Android quanto iOs. Além disso, o tempo médio para finalizar o download varia conforme cada aparelho e também da conexão com a internet. 

CNH Digital 2023
Fonte: Rotas de Viagem

Nesse sentido, ao acessar o aplicativo, a ferramenta pede algumas informações a respeito do número do Renavam e também o código de segurança do documento do veículo.

Por fim, não deixe de acompanhar nosso portal para mais conteúdos e informações atualizadas a respeito da CNH Digital!

Fonte: https://motos2023.com.br/cnh-digital-2023/

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *