Blockchain no E-Commerce: Confira as Vantagens de Utilizar em Seu Negócio

A transformação digital trouxe diversas inovações para as empresas, agilizando processos e reduzindo custos. O blockchain é uma delas.

O comércio eletrônico é um dos segmentos que se beneficiam de tanto desenvolvimento tecnológico, a partir de ferramentas que otimizam o trabalho da empresa, de modo a entregar a melhor experiência possível para o cliente em todos os sentidos.

Em um mercado tão competitivo, acompanhar estas tendências é primordial.

Temos visto a tecnologia cada vez mais presente nestes serviços, como o uso de softwares de recomendação de produtos aos usuários, os chatbots que atendem os clientes instantaneamente e as plataformas omnichannel, integrando loja física e online. 

O blockchain é uma destas tecnologias promissoras para os e-commerces,  apesar de ainda ter baixa adoção.

O desenvolvimento e aprimoramento dessa tecnologia estão sendo cada vez mais trabalhados, de forma que é possível que nos próximos anos o blockchain esteja sendo utilizado em diversos setores. 

Siga a leitura para conferir o que é o blockchain e quais são suas possibilidades de uso para os e-commerces!

Entenda como funciona o blockchain

O blockchain, traduzido como “cadeia de blocos”, é um sistema descentralizado composto por uma rede de computadores que trabalham em conjunto conferindo, validando e registrando transações, a partir do processamento de cálculos complexos através da mineração. Veja qual placa de vídeo utilizar nesse trabalho.

Quando uma transferência acontece, isto é registrado em um bloco. A todo momento, novas informações são adicionadas, de modo que os novos blocos são ligados aos anteriores, formando uma cadeia.

Como essa cadeia é imutável, o blockchain é como um livro-razão que mantém o histórico de todas as transações sem a menor possibilidade de fraude.

Este livro-razão existe em sincronia entre todos os computadores participantes da rede, e, caso uma cópia seja invadida e adulterada, ela será rapidamente identificada e invalidada.

O livro-razão original se mantém seguro e disponível nos outros computadores. 

Diferentemente de outros tipos de sistema, em que há uma autoridade central no controle, suscetível a invasões e falhas técnicas, no blockchain não há ninguém com mais poder do que o outro.

Tudo que acontece nele depende do consenso entre todos os computadores. 

Para que uma nova transferência aconteça, sendo executada e registrada no bloco, é necessário que mais da metade dos computadores participantes desta rede verifiquem e validem a informação.

Dessa forma, para fraudar o sistema seria necessário invadir mais da metade dos inúmeros participantes, o que não é muito possível. 

Sendo assim, o blockchain representa um sistema seguro para qualquer tipo de troca entre duas partes.

Apesar deste sistema ter sido idealizado para transações financeirasa partir do Bitcoin, como no caso de fintechs donas dos cartões de crédito, igual Nubank, ele também possibilita a transferência de documentos e dados.

Oportunidades do blockchain para o e-commerce

Pagamentos alternativos

O uso das criptomoedas como uma opção disponível para pagamento é a forma mais usual de ver o blockchain presente nos e-commerces. Diversificar as formas de pagamento da loja virtual é um fator que atrai diferentes perfis de clientes, abrangendo um público maior.

Hoje em dia, os métodos de pagamento estão cada vez mais modernizados, com muitas pessoas indo além dos cartões e dos boletos bancários.O Bitcoin e as criptomoedas são uma das possibilidades entre os diversos meios digitais de pagamento. 

Contratos

Contratos com fornecedores e outros prestadores de serviços da loja virtual dependem de burocracias, que podem ser demoradas e custosas, além de envolver empresas terceiras para mediar esta relação.

Já o blockchain conta com os contratos inteligentes, que facilitam este processo ao verificar de forma programada se ambas as partes estão cumprindo as cláusulas determinadas no contrato, e executando-o automaticamente. 

Logística de entrega

O blockchain pode unificar os sistemas das empresas envolvidas na produção e na entrega de um produto, da sua origem até a casa do cliente. 

Dessa forma, o e-commerce, a transportadora e o entregador estão integrados em um sistema em que é possível acompanhar e registrar de forma instantânea todo o caminho da mercadoria. Toda a jornada está disponível para consulta, inclusive paradas.

Acompanhamento de estoque

O controle de estoque e reposição podem ser melhorados com o uso do blockchain. Com o rastreamento dos produtos, é possível identificar rapidamente o que está faltando, otimizando todo o processo.

Além disso, é ainda possível programar este reabastecimento, o que reduz tempo e gastos.

Segurança

Por conterem uma infinidade de dados confidenciais dos seus clientes, e-commerces são alvos constantes de ataques hackers. Com o blockchain, essa invasão é dificultada de forma máxima, já que os bancos de dados podem ser criados de forma segura, impedindo o acesso de terceiros.

Dessa forma, é possível evitar uma crise de vazamento de dados, que poderia manchar a imagem da loja. 

Programas de fidelidade

Com o blockchain, é possível rastrear e acompanhar as compras dos clientes, de modo que este histórico de compra fica registrado no livro-razão.

Isso facilita programas de pontos ao passo em que os descontos e os ganhos de pontos podem ser aplicados automaticamente a partir dos contratos inteligentes, principalmente eficaz quando há uma parceria entre duas empresas diferentes. 

O blockchain consegue integrar ambos os sistemas, de forma segura, criando programas entre diversas empresas, o que amplia as possibilidades de parcerias e de programas interessantes aos clientes.

Além disso, evita as constantes tentativas de fraudes que este tipo de serviço costuma apresentar.

Conclusão

A tecnologia do blockchain está em constante evolução, com os desenvolvedores fazendo melhorias constantes para encorajar sua adoção ampla.

O futuro do blockchain ainda é incerto, mas seus benefícios são claros e essa tecnologia representa um grande avanço principalmente em relação à segurança digital.

Quais soluções o blockchain poderia trazer para os maiores problemas que você enfrenta com o seu e-commerce?

Sobre o Autor

Natanael de Souza
Natanael de Souza

Idealizador do blog Marketing Mestre, profissional de SEO, coach de negócios e especialista em marketing digital. Entre em contato para parcerias de conteúdo.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *