Automação de Email Marketing: Como Ganhar Autoridade na Internet e Novos Clientes Todo Mês

É verdade que a automação de email marketing morreu? Que a Era do e-mail acabou? Que, atualmente, não funciona mais?

Frases assim evidenciam que ainda há muitos iniciantes no mercado digital que não sabem como uma ferramenta de automação de e-mail aliada as boas práticas de e-mail marketing é poderosa para alavancar sua receita, leads e clientes.

Saiba que a automação de e-mail continua sendo o método de vendas mais lucrativo com ROI 4200% comparado a outras estratégias de marketing digital.

Preste atenção nestes dados:

  • Em 2020, em média 306,4 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos diariamente;
  • Há previsões que em 2022 mais de 400 bilhões de e-mail serão recebidos por dia;
  • E a taxa média de abertura foi de 18%;
  • Os profissionais de marketing classificam a automação de e-mail marketing como o canal mais eficiente para gerar vendas e fidelizar clientes, seguido das redes sociais, SEO e marketing de conteúdo;
  • 72% dos clientes preferem adotar o e-mail como a principal forma de comunicação.

Esses dados demonstram que o e-mail marketing não faleceu, na verdade, está mais saudável do que nunca, e que automatizar as ações de marketing e os processos de comunicação do seu negócio é crucial se você deseja alavancar o lucro e cortar os desperdícios a médio e longo prazo.

A automatização de e-mails, sem dúvidas, é uma oportunidade de você ampliar sua carteira de clientes.

Por isso, leia este artigo até o final e aprenda de forma definitiva o passo a passo para implementar a automação de e-mail marketing de forma eficiente.

Descubra quais são os tipos de e-mail mais conversivos e as técnicas que mais trazem resultados.

Os benefícios principais da automação de email marketing são:

  • Economia de tempo;
  • Geração de leads usando plataforma (aumenta sua base de contatos);
  • Maior receita e menor custo de aquisição de clientes.
  • Relacionamento mais próximo com seu público por meio da nutrição de leads;
  • Retenção de clientes;
  • Com as métricas fornecidas por uma ferramenta de automação de e-mail fica simples otimizar suas campanhas e isso reduz o ciclo de vendas e fortalece sua marca.
  • Controle, previsibilidade e produtividade.

O que é automação de email marketing?

Automação de email marketing é usar tecnologias para automatizar a comunicação com seus contatos a fim de evitar o trabalhar manual repetitivo e improdutivo para assim ganhar eficiência com envios automáticos de e-mail.

Uma boa ferramenta de e-mail marketing aliada as boas práticas de marketing permite escalar seu negócio para o próximo nível, uma vez que ela ajuda a nutrir os leads de forma inteligente, fazendo-os avançar na jornada de compra.

Automatizar é entregar uma comunicação personalizada aos leads e clientes a medida que eles respondem a gatilhos e eventos, por exemplo, ao se cadastrar em uma Landing Page, pop-up, formulário em um site, etc.

Sem uma ferramenta de automação adequada as suas necessidades, você fica refém do trabalho manual, tendo que enviar diferentes e-mails para contatos distintos.

E isso não é nada saudável para você e sua empresa, uma vez que te consome muito tempo e energia que poderiam ser aplicados em outros setores estratégicos do seu negócio para ampliar seu ROI ainda mais.

Por isso, é fundamental saber analisar e escolher uma boa ferramenta de automação de email marketing.

Como funciona uma automação de e-mail bem-sucedida?

Em vez de você escrever e-mails e enviar de forma manual para cada contato na lista, configure-os numa ferramenta de automação de email igual Leadlovers, para que eles sejam disparados em sequência certa.

Essa série ou fluxo automatizado de e-mails facilita e organiza o trabalho. Dessa forma, evita-se o gargalo na comunicação ou até passar detalhes despercebidos em alguma etapa do processo de venda.

A vantagem principal desse método é poder segmentar os contatos em listas diferentes para serem impactados com mensagens específicas de acordo com a etapa do funil de vendas que eles encontram.

Ao operar o e-mail marketing sem tecnologia de automação, você não tem escala e nem consegue segmentar os leads para receber mensagens específicas para avançá-los na jornada de compra dos clientes.

Entenda que cada lead tem um nível de consciência diferente, por isso é essencial segmenta-los de acordo com seu nível de educação para direcionar as ações de marketing.

As ações de marketing segmentadas e personalizadas são mais conversivas. Se você não agrupa os contatos, logo não poderá personalizar suas mensagens e torná-las mais humanizadas.

Quando mais personalizada é o e-mail mais o lead sentirá que você fala especificamente com ele, e maior será seu ROI com a automação.

Há leads que ainda não têm consciência sobre seu problema nem sabe que necessita de uma solução, produto ou serviço para resolver sua dor.

Portanto, para quem atua no digital de forma manual, infelizmente opera no escuro, e dessa forma, para essa pessoa, o e-mail marketing morreu mesmo.

Será ineficaz, uma vez que ela não terá escala e nem conseguirá gerir os destinatários que recebem as mensagens para avançar na jornada de compra.

Muito menos saberá o momento ideal para encaminhar o lead para o time de vendas.

Como a automação de email marketing funciona?

Por exemplo, você pode disponibilizar iscas digitais para sua audiência baixar em troca do contato.

As iscais digitais podem ser: e-Books, curso grátis, PDF, um aulão grátis, Planilhas eletrônicas, webinars e afins.

A ideia é entregar conteúdo de valor que despertará a vontade dos visitantes e seguidores em fazer download da sua recompensa digital.

Desse modo, quem se interessar pelo material exclusivo disponibilizado irá preencher o nome, e-mail e telefone em uma página de captura (Formulário de contato) para receber sua isca digital.

A partir desse momento, você terá o contato dessa pessoa e poderá impactá-la com estratégias de marketing.

Deste mandar um e-mail de “Boas vindas” até notifica-la com promoções e ofertas especiais.

Quando alguém informa o contato para baixar sua isca digital significa que ela autorizou você a notifica-la e a enviar novos conteúdos e ofertas.

Sendo assim, você tem a permissão do lead para futuros contatos, o que é chamado de marketing permissivo ou Inbound Marketing.

Ou seja, o contato agora conhece sua marca e as chances de você vender para essa pessoa é muito maior, ao contrário do marketing invasivo, onde você interrompe a pessoa com mensagens invasivas e o ROI é menor.

Qual é o momento ideal para contratar uma ferramenta de automação de email marketing?

Se seu negócio já realiza vendas online este é o momento certo, pois ao fazer e-mail marketing você aumentará sua receita e o sucesso da sua empresa.

Quem ainda não vende deve focar nos outros pilares do seu negócio com objetivo de prepara-lo para iniciar suas vendas para aí sim automatizar os processos que transformarão seus leads em clientes.

Isso porque uma ferramenta de automação de e-mail é um investimento que multiplicará seus resultados.

Ela é ideal para empresas e empreendedores que já executam vendas e querem escalar seus resultados. Em outras palavras, alavancar as vendas pagando menos.

Se você ainda não vende online, veja como ganhar 100 reais por dia na internet com marketing.

Vamos aprender agora os passos para fazer isso.

Como fazer automação de email marketing em 4 passos

1° Passo: Quem é a persona ou avatar do seu nicho de mercado?

Se você quer fazer uma automação de marketing bem-sucedida, primeiro conheça a persona do seu público-alvo.

A persona é a representação ideal do seu cliente.  Quais as aspirações e os medos do seu cliente? Quais são suas necessidades e suas dores?

Para aumentar sua base de leads e seu ROI deverá investir em ações de marketing que atraiam e convertam os leads em cliente.

E qual a melhor forma de fazer isso do que aprender quais são os sonhos, medos e dificuldades do seu cliente ideal?

Conhecendo verdadeiramente quem é seu cliente, você criará e-mails mais persuasivos que falarão direto com o público-alvo.

Se você errar nesse primeiro passo irá comer erros também de comunicação e de ofertas.

Quem conhece bem seu prospect consegue criar ofertas irresistíveis e com isso vende mais.

Você também tem a opção de enviar e-mails de pesquisa para compreender melhor sua base de contato.

Como pode requisitar também feed back sobre produtos e serviços para assim criar uma comunicação cada vez mais personalizada.

2° Passo: Segmentar seu público em lista

De nada adianta conhecer a psicologia e o comportamento do seu público se sua ferramenta de automação não permite classificar seus contatos.

Uma boa ferramenta de automação de email marketing oferece gatilhos e tags para você segmentar seus contatos em listas de e-mails diferentes.

A medida que os leads clicarem para abrir os e-mails recebidos e interagirem com os links, você move ou direciona os leads para outro funil de e-mail.

Algumas ferramentas oferecem também o score que é uma pontuação para medir a temperatura do lead. Quanto mais alta é o score mais quente o lead  está para a venda acontecer.

Por isso é vital utilizar gatilhos e tags para segmentar seus contatos de acordo com a etapa de funil para criar ações de marketing direcionadas que trarão mais resultado.

Saiba que os profissionais de marketing que trabalham com campanhas de e-mail marketing segmentadas perceberam um aumento de 760% da receita.

A LeadLovers é a ferramenta de automação de e-mails que eu uso e recomendo, pois, além de permitir criar listas segmentadas, a plataforma é completa.

Contém todas as funcionalidades e benefícios já citados como tags, gatilhos, score, etc.

Além disso, a empresa oferece uma central de treinamento com vídeos educativos e detalhados que ensina os iniciantes como configurarem a máquina automática de disparo de e-mail.

Cada máquina representa um funil de e-mail, o que facilita e simplifica a gestão dos e-mails.

Em caso de dúvida, basta acessar o chat dentro da própria plataforma e solicitar ajuda.

Caso queria saber mais, confira o artigo aqui do blog onde eu digo se vale a pena assinar LeadLovers.

3° Passo: Entreviste seus propects e clientes para entender o que eles buscam

Outra forma de conhecer melhor a sua persona é entrevistar os seus leads.

Envie questionário em troca de recompensas ou descontos com intuito de conhece-los melhor.

Também peça feedback sobre a empresa, produtos e sérvios oferecidos.

Desse jeito, ao se aprofundar nas nuances do seu público-alvo você criará uma comunicação cada vez mais assertiva.

Lembre-se que essa comunicação personalizada pode ser aplicada não só nos e-mails, mas em toda estrutura do seu negócio online (Redes sociais, sites, blogs).

A sua lista de contados também é uma oportunidade para divulgar seus outros canais de marketing.

4° Passo: Preste atenção nas métricas e otimize os resultados

Agora depois de compreender os problemas e as soluções que seu público precisa, é o momento de medir e otimizar seus resultados.

Por meio das métricas descobrirá se o que está a fazer funciona ou não, e assim poderá melhorar sua automação.

Vejas as principais métricas a serem acompanhadas:

  • Quantidade de e-mail entregues na caixa de entrada;
  • Taxa de crescimento da sua lista;
  • Taxa de e-mails abertos;
  • Taxa de cliques;
  • Objetivos alcançados (Vendas realizadas, download feitos, preenchimento de formulário).

Como otimizar os resultados?

Faça testes A/B. Modique os assuntos, CTA e o texto do e-mail para descobrir o que funciona melhor.

Por exemplo, envie e-mails com conteúdo igual e assuntos diferentes, e veja qual terá maior taxa de abertura.

Depois faça outro teste e modifique o CTA ou a chamada de ação do link.

Desse jeito, você otimiza e melhora de forma contínua as suas métricas.

A dica é criar e-mails curto, sem enrolação. O Texto deve ser objetivo e se tiver imagens que sejam poucas.

Já foi comprovado que inserir vídeos nos e-mails convertem mais.

Veja agora os e-mails que podem ser enviados aos seus destinatários.

Tipos de automação de e-mail marketing

E-mail de boas vindas

Saiba que este e-mail é essencial e gera 320% a mais de receita do que outros e-mails promocionais.

Este e-mail automático é enviado a cada novo contato adicionado a sua lista.

A mensagem de boas-vindas é uma excelente forma de começar a estreitar o relacionamento com seu público-alvo.

Aqui pode-se aproveitar a oportunidade da primeira mensagem para parabenizar o lead pela decisão tomada de entrar para sua lista e especificar quais tipos de conteúdo de valor ele receberá.

Apresente também detalhes sobre o tipo de produto e serviço que ele pode ter acesso.

Assim você avisa o lead e o prepara para futuras mensagens. Para ficar ligado nos e-mails importantes que ele receberá.

Forneça também mais informações úteis como outras formas de entrar em contato, como redes socais, blog, telefones e afins.

E-mails de aniversário da conta do usuário

Aproveita o aniversário de um ano de conta do usuário para enviar descontos especiais por sua fidelidade.

Seja integro e premie com descontos apenas os que realmente fizeram aniversário de conta. Agradeça também com um “obrigado”.

O aniversário de conta é uma oportunidade para reativar contatos inativos.

E-mails de aniversário

Forneça também códigos de descontos para os prospects aniversariantes.

Qual é o melhor presente que um aniversariante pode ganhar do que um descontão no seu produto? 

E-mails de follow-up

Caso os e-mails enviados não sejam abertos ou os contatos não manifestem interesse depois de um certo tempo, envie um e-mail de follow-up.

Por exemplo, você pode criar e-mails específicos para as pessoas que receberam determinado e-mail e não abriu.  Aqui é uma nova chance de entrar em contato e estabelecer um diálogo com o contato.

E-mails de pesquisa

E-mails de pesquisa visam descobrir os pontos positivos e negativos do seu produto para você lapidar melhor sua oferta e comunicação com seus prospects.

Certifique de deixar claro que é necessário ter uma interação consistente para que o cliente consiga obter resultado sólidos. 

Newsletter

Newsletter é um boletim informativo onde você indica conteúdo (Artigos e vídeos) sobre sua marca.

A newsletter não foca em ofertas específicas, mas ela aborda assuntos diversos e leva os leitores para outros canais de marketing.

Envia-se, além de novidades, atualizações sobre seus produtos e serviços.

A newsletter é uma forma de você esquentar o lead, pois ela atinge todos os estágios do funil de vendas.

E-mail de reativação

E-mails de reativação de contas são destinados os usuários inativos há muito tempo. Em vez de investir em ações e esforços para captar novos contatos é menos custoso e mais simples reativar contatos inativos.

O único requisito para isso é a última data de interação com sua empresa.

Descubra porque os leads não manifestaram interesse em seus produtos e serviços, independente da etapa do funil para criar formar de atraí-los novamente.

Dicas extras para fazer e-mail marketing

  • 61% dos contatos da lista desejam receber e-mails promocionais toda semana, contudo cuidado para não estressar sua lista com muitas ofertas sem agregar conteúdo de qualidade.
  • Saiba que as piores taxas de abertura e cliques de e-mail ocorrem nos finais de semana.
  • Entre 11h e 12h são os melhores horários para enviar e-mail, o CTR é mais alto.
  • As melhores datas que geram pico de tráfego são eventos especiais como a Black Friday e o dia 23 de dezembro, véspera de natal.
  • A terça e quinta-feira são os melhores dias para enviar e-mail.
  • E-mails com códigos descontos têm 8 vezes mais chances de efetuar vendas.
  • Cuidado ao escrever e-mails para o Iphone, o aparelho corta as linhas de assunto acima de 32 caracteres.
  • Assinaturas nos e-mails com foto convertem 32% a mais.
  • E-mails com um emoji no assunto tem uma taxa de abertura 56% maior.

Siga essas dicas com flexibilidade, pois 50% dos profissionais de marketing afirmam que não existe um momento ideal para enviar campanhas de e-mail marketing, já que cada empresa e pessoa têm suas próprias particularidades e necessidades. Sendo assim, a dica principal é sempre testar e verificar o que funciona melhor para você e otimizar aos poucos.

Sobre o Autor

Natanael de Souza
Natanael de Souza

Idealizador do blog Marketing Mestre, profissional de SEO, coach de negócios e especialista em marketing digital. Entre em contato para parcerias de conteúdo.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.