Veja Como Fazer Seu Site Pessoal ou de Seu Negócio Aparecer no Google em Posições de Destaque (No 1° Lugar)

Aparecer no Google é um processo que se chama indexação, que é quando o maior buscador da internet reconhece a existência do seu site. Isso ocorre automaticamente quando há um hiperlink apontando para ele. Mas também é possível fazer isso manualmente.

Você gostaria de ter seu site/blog do seu negócio na primeira página do Google?

Obviamente, a resposta é sim!

Aparecer na página do Google, o buscador mais conhecido do mundo é fazer com que seu site/blog gere mais tráfego, ou seja, acessos, e se torne mais conhecido!

Existem várias formas de fazer com que seu site ou blog se destaque frente à concorrência.

Pode ser um verdadeiro desafio, mas é possível e logo abaixo você verá como fazer.

No artigo a seguir você encontra várias dicas e ferramentas para usar como aliados na busca pelo sucesso do seu site ou blog.

As informações úteis que encontrará no artigo são:

  • Como Aparecer no Google na Primeira Página
  • SEO: Coloque o Seu Site na Primeira Página do Google Sem Gastar Nada Passo a passo
  • Como Fazer Site Aparecer em Primeiro no Google Ferramentas Para a Sua Estratégia de SEO
  • Google Ads – Utilize o Tráfego Pago Para Alavancar Sua Estratégia de Marketing
  • Dicas Poderosas Para Aparecer no Google
  • Vantagens de Contratar Uma Agência Para Consolidar Sua Presença no Google

Vamos lá? Boa leitura!

A importância de aparecer no Google e estar na primeira página

Os números estão aí para mostrar que, quando se trata de aparecer no Google, quanto mais próximo do topo, melhor.

Uma pesquisa da Hubspot (em inglês) diz que 75% das pessoas nunca passam da primeira página depois de fazer uma busca no Google.

Outro estudo, da Zero Limit (também em inglês), revela que os primeiros cinco resultados da busca orgânica recebem 67,6% dos cliques.

Já entre o sexto e o décimo resultados, esse percentual cai para apenas 3,73%, com o restante se distribuindo pelas outras posições em percentuais insignificantes.

Ou seja, se o seu site não está pelo menos na primeira página, sua visibilidade será quase nula.

Quero ressaltar agora a importância de um elemento central em uma estratégia de vendas pela web, o funil de vendas.

Como já contei por aqui, esse é o nome do processo de afunilamento no qual uma marca atrai um grande volume de pessoas potencialmente interessadas em suas soluções.

Conforme essas pessoas vão sendo educadas e informadas sobre um produto ou serviço, vão ficando menos numerosas até chegar ao momento da compra.

Estima-se que, no máximo, 1% das pessoas que se aproximam de uma marca fecham negócio, enquanto taxas entre 3,1% e 5% são consideradas muito boas.

Logo, quanto maior for o volume de leads qualificados (potenciais clientes) que você atrair, mais chances de vender.

Para isso, saber como aparecer no Google é questão de sobrevivência.

Como colocar o seu site/blog e aparecer em primeiro lugar no Google

ilustração sobre resultados em ferramenta de pesquisas

Imagine que você lançou hoje mesmo o site da sua pet shop em uma cidade brasileira, digamos, Belo Horizonte.

Obviamente, se você fizer uma pesquisa com o termo “pet shop em BH”, você verá um monte de lojas na primeira página, mas não a sua.

O primeiro passo para colocar um site no “radar” do Google é torná-lo indexável, ou seja, passível de ser listado.

Isso é feito por meio de um código fornecido pelo Google Analytics, a ferramenta de análise de tráfego e SEO do maior motor de busca do mundo.

Tudo que você precisa fazer é copiar esse código e inseri-lo em uma área de verificação dentro da plataforma de gestão do site.

Depois disso, os robôs do Google fazem uma varredura em seus elementos, para confirmar se ele atende aos requisitos necessários para ser indexado.

Estando tudo OK, ele passa a ser exibido nos resultados de busca, conforme as palavras-chave que você escolheu para o cabeçalho principal (H1 ou head) da home do site.

Dependendo da keyword escolhida, ele pode ganhar posições muito rápido ou ficar relegado às colocações menos nobres por mais tempo.

Por isso, é muito importante aprender como aparecer no Google, escolhendo criteriosamente as palavras-chave que vão definir o seu negócio.

Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é a ferramenta que pode fazer seu site ser indexado e também mostrar o que precisa ser melhorado quando falamos em otimização do site.

Pode ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google, pois traz as informações de como o Google interpreta seu site/blog.

Se for utilizar a ferramenta para indexar, lembre-se que pode demorar até 3 meses para seu site aparecer como resultado no Google. Portanto, tenha paciência.

Com as informações disponibilizadas pela ferramenta, você fica mais consciente e sabe exatamente aquilo que precisa melhorar no seu site para alcançar a primeira página do Google e também para tornar seu site mais atrativo para os seus usuários.

A ferramenta traz muitas informações relevantes sobre indexação de páginas, títulos duplicados e remoção de páginas, dentre outras muitas funções.

Considere usar essa ferramenta à seu favor se quiser aprender como fazer seu site aparecer na primeira página do Google.

Como aparecer na primeira página do Google em 2022

profissional da área digital com expressão feliz em frente a laptop

A inserção da palavra-chave principal para a home de um site é apenas um dentre vários elementos que levam uma página a se destacar.

Além desse importante item, um dos fatores críticos para definir sua visibilidade é a própria concorrência.

Quanto mais sites estiverem indexados e explorando uma mesma keyword, mais difícil será conquistar as melhores posições na SERP, como explicarei em detalhes mais à frente.

Volto então a ressaltar a importância da escolha criteriosa das palavras-chave que vão descrever seu negócio para o Google na head de seu site.

Novamente, vamos ao exemplo da pet shop em BH. 

Se você usar exatamente esse termo, certamente vai concorrer com todos os pet shops da capital mineira, tornando assim bem difícil a tarefa de aparecer na primeira página.

Porém, se em vez desse termo, você usar “pet shop em Savassi BH”, a competição já diminui drasticamente.

Ainda assim, você terá um bom número de fortes concorrentes disputando as primeiras posições.

Para chegar ao topo, será necessário investir principalmente em conteúdo orgânico para que o Google entenda que seu domínio tem alguma autoridade.

Outro fator essencial para isso é o link building, que consiste nas referências de outros sites que direcionam tráfego para a sua página.

Os robôs do Google também rastreiam esses links que, se forem de qualidade e atenderem a certos critérios, fazem ganhar valiosas posições na SERP.

Confira na sequência o que mais você pode fazer para deixar seus concorrentes para trás nos resultados de busca do Google.

SEO: como fazer seu site aparecer no Google e ficar na primeira página sem gastar nada

profissional trabalhando em laptop em ambiente informal

Você sabia que 75% das pessoas não vão além da primeira página do Google? Pode ser por preguiça ou pode ser que logo na primeira página ela já encontre o que precisa.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no buscador logo aparecem os melhores resultados em destaque.

Geralmente o primeiro link que aparece é o mais completo em informações e, justamente, por isso não há necessidade de continuar a busca.

Assim, a pessoa nunca chegará no seu site que pode estar na segunda ou terceira página do Google.

A melhor forma de você captar essas pessoas e gerar mais acessos online e leads é você conseguir colocar seu site na primeira página do Google, ou seja, indexando o seu site ou blog.

Você, simplesmente, não receberá os cliques e o tráfego que precisa para fazer o seu trabalho de SEO valer seu tempo e dinheiro se você não aparecer de primeira no Google.

E você precisa desse tráfego orgânico porque 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca.

Além disso, há mais de 1 trilhão de buscas todo mês no Google! O que pode dificultar ainda mais o seu ranqueamento.

Um bom serviço de SEO tem o poder de impulsionar o tráfego inbound e fazer seu negócio crescer por vários anos.

Se você acha que é impossível aparecer na primeira página do Google, pois já existem inúmeros sites famosos e blogueiros renomados ranqueados, calma!

Realmente o mercado saturado não ajuda, mas esse artigo prova que você pode sim colocar seu site em destaque mesmo com tanta concorrência. Não desista!

Existem alguns métodos comprovados que eu utilizei e com os quais obtive sucesso para aparecer na primeira página do Google.

E a melhor parte é que você não precisa de autoridade ou links para ranquear com muitas dessas palavras-chave.

Primeiro, eu vou te explicar qual é seu maior problema

E segundo, vou te mostrar como usar esse problema em seu benefício para aparecer na primeira página do Google, apesar das dificuldades. Confira no vídeo a seguir!

print de vídeo no Youtube de Neil Patel

O que significa SEO?

SEO significa “Search Engine Optimization”, em português Otimização para os Mecanismos de Busca.

Isso significa que ele pode ser um importante parceiro para fazer seu site aparecer no Google sem pagar absolutamente nada.

O leitor pode nem perceber que você utiliza essas técnicas, a não ser que ele tenha um olhar treinado.

Mas o Google definitivamente percebe e dá destaque para os sites que utilizam o SEO em seus conteúdos.

Importância do SEO Para o Seu Conteúdo

Um trabalho de otimização com a nossa consultoria SEO em seu site ou blog pode fazer toda a diferença no ranqueamento da sua página, pois dá destaque aos assuntos principais abordados através de palavras-chaves.

Mas, lembre-se, se você está tentando ser visto e ranqueado organicamente na primeira página com as palavras-chave mais populares do mercado, isso não vai acontecer tão cedo.

Se você está apenas começando, tem pouca autoridade de domínio, pouca força de backlink e, dificilmente, vai conseguir algum resultado.

Vou te dar um exemplo.

SEO Guide, ou Guia de SEO em português, é uma palavra-chave muito concorrida nos Estados Unidos.

E se você der uma olhada na primeira página de resultados do Google para essa busca, vai ver que o maior problema é a concorrência de sites de peso:

backlinks em resultados de busca no google

Entende o que eu quero dizer? As autoridades de domínio desses sites vão engolir qualquer novo site.

Moz? Nota 93 de autoridade de domínio. Kissmetrics? Nota 85.

Quantos backlinks tem o primeiro colocado? 18,389, para ser exato.

métricas de backlinks em resultados do google

Isso é mais do que muitos de nós teremos a vida toda.

E mais, esses guias estão ali há anos!

O Guia de SEO para iniciantes do Moz está disponível há 5 anos ou mais. O site afirma que mais de três milhões de pessoas já leram aquele conteúdo.

Ou seja, não adianta querer competir com eles. Seja realista.

Sites que estão no ar por muito tempo vão dominar o topo dos rankings para as palavras-chave mais populares do mercado.

Essas pessoas estão produzindo excelentes conteúdos e ganhando inúmeros backlinks para seu conteúdo. Podem também estar comprando backlinks dofollow em sites de confiança.

Se você está começando, precisa seguir estratégias diferentes.

Você com certeza não vai querer esperar cinco anos para ser ranqueado no fim da primeira página. Não com todo o tempo de trabalho e dinheiro que isso custaria.

Apenas perceba que você não vai ser ranqueado organicamente nesse momento.

A boa notícia é que você não precisa. Ainda há esperança.

O truque é reajustar sua estratégia e usar diferentes métodos para continuar sendo notado pelas palavras-chave do seu público.

Passo a passo de como fazer seu site aparecer em primeiro lugar no Google

Para fazer seu site aparecer na primeira página do Google certamente não é da noite para o dia e leva alguns fatores importantes.

Conteúdo atrativo, relevante e otimização do site são essenciais, mas também existem outras condições que o Google considera como importantes na hora de posicionar um site entre os principais resultados. Confira!

como ranquear conteúdo novo mais rapido

Navegabilidade

O Google busca proporcionar a melhor experiência possível para seus usuários e isso tem tudo a ver com navegabilidade.

O objetivo do buscador é oferecer o melhor conteúdo de forma mais acessível. Por isso que o seu site deve ser fácil de navegar e amigável.

Se sua página for organizada, eficiente, com conteúdo interessante, acessível e responsivo, isso com certeza é um ponto a favor para aparecer na primeira página do Google.

Palavras-Chave

Existem mais palavras-chave de cauda longa por aí do que palavras populares.

Aqui está uma simples comparação para explicar a diferença:

gráfico de pesquisas por palavras chave no google

Veja um exemplo:

  • Palavra única = “Guia de SEO”
  • Cauda longa = “Guia de SEO para pequenos negócios 2017”

Palavras de cauda longa isoladas não trarão um grande tráfego. Entretanto, elas fazem isso quando você adiciona várias delas.

Eu, por exemplo, consegui aumentar meu tráfego orgânico para 173,336 visitantes mensais utilizando a estratégia de cauda longa.

Buscas de cauda longa também compõem a maioria das buscas no Google.

resultados em gráfico cauda longa de usuários por pesquisa

Faça mais uso das palavras de cauda longa por serem mais fáceis de ranquear. Isso significa que elas vão tomar menos do seu tempo e dinheiro.

Assim, você não estará enfrentando as empresas gigantes nas páginas de resultados (SERPs).

Ainda cético com o poder da estratégia de cauda longa? Eu também era no começo.

Mas então eu li que a Amazon aumenta 57% das suas vendas através das palavras-chave de cauda longa.

Como? As pesquisas de cauda longa geralmente são realizadas por pessoas que buscam informações muito específicas, enquanto as palavras de cauda curta são mais gerais.

Se você pode fornecer à quem busca informações específicas, eles vão permanecer em seu site e se tornarão leads.

Dá uma olhada nesse exemplo SERP de busca de palavra-chave de cauda longa para ter uma ideia de como é possível ranquear.

sites de resultados de pesquisa no google

Você notou que a página não está saturada com grandes nomes do mercado e os maiores blogs?

Claro que ainda existem alguns lá, mas os mais bem ranqueados são aqueles dos quais provavelmente você nunca ouviu falar.

Ao invés de ir contra um site com 93 de autoridade de domínio, aqui está a primeira página para essa pesquisa de cauda longa:

métricas sobre palavras chave em pesquisas do google

Agora, eu consegui a sua atenção, certo?

Claro que essa palavra-chave pode ter menos volume de busca que “Guia de SEO”.

Mas lembre que a conversão de palavras-chave de cauda longa são quase sempre maiores.

E eu sempre falo:

Tráfego não significa nada se as pessoas não converterem!

Se você recebe 50,000 visitantes por mês a partir de uma palavra-chave popular, mas nenhum deles está gerando leads, você não está conseguindo muitos resultados.

Ao invés de colocar todas as suas forças em “Guia de SEO”, crie mais conteúdo e otimize isso para buscas de cauda longa para dominar as páginas de resultados.

Link Building

Talvez você provavelmente não saiba, mas o Google considera a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site.

Trabalhar isso nada mais é do que fazer Link Building.

Se sites renomados, de autoridade fizerem referência a um conteúdo ou serviço da sua empresa, isso com certeza irá chamar a atenção do Google.

Além disso, se alguém deixar um comentário sobre sua empresa em algum post, isso também conta como pontos a favor.

Incentive seus clientes a divulgar seu site e serviços em outras páginas e fóruns.

Se você for ativo nas redes sociais, essa é uma boa forma de interagir com seus clientes e obter esse tipo de redirecionamento.

Velocidade de Carregamento

Ninguém gosta de sites com bugs e que fica travando. Nem mesmo você, os usuários e muito menos o Google.

Se seu site for lento, pesado e a velocidade de carregamento for baixa, isso irá fazer com que você perca pontos para o Google e diminua suas chances de leads.

Ao ter um site ágil e responsivo, você faz com que as pessoas permaneçam no seu site e saiam satisfeitos de lá, com tudo que precisavam.

Se a espera for longa, sem dúvida, essas pessoas irão migrar para outro site.

A concorrência é apertada e ninguém vai ter paciência de esperar pelo seu site tendo tanta oferta por aí. Pense nisso!

Seu site deve ser responsivo tanto para PCs quanto para smartphones e tablets.

Para saber se seu site atende aos padrões de exigência dos usuários e, consequentemente do Google, acesse seu site pensando como um usuário e veja se ele atende a todas suas expectativas.

Se ele deixar algo a desejar é porque você precisa trabalhar em cima disso para melhorar.

Otimizando o Seu Título

Um título atraente faz toda a diferença para os leitores e, principalmente, para o Google.

Perder alguns minutos pensando em um título matador não é perda de tempo quando se fala em fazer seu site aparecer na primeira página do Google.

Além de pensar em um título que tenha a ver com o conteúdo que é discorrido no artigo, você deve utilizar a palavra-chave principal no título.

Coloque a palavra-chave trabalhada em todo artigo em destaque logo no começo do título. Além disso use a palavra-chave em alguns intertítulos para dar mais destaque.

A utilização dessas técnicas básicas de SEO são fundamentais para ranquear o seu site ou blog.

Criando a Meta Description

Você pode não conhecer o significado por esse nome pesquisado, mas com certeza você já viu várias meta descriptions quando realiza alguma busca no Google.

Veja o exemplo para entender o que é a meta description:

descrições dos resultados de pesquisa que aparecem no google

São as descrições breves que aparecem logo abaixo do link do seu site ou blog.

Fazer uma meta description mais atrativa é uma ótima forma para indexar o conteúdo e se posicionar em um ranking acima no Google.

As meta descriptions são usadas como vitrines e, por isso, podem ser importantes para converter leads.

Por isso, use sempre a palavra-chave no texto e sinalize tudo que seu artigo traz de conteúdo sobre o tema.

URL otimizada

Da mesma forma que trabalhar uma meta description atraente, você também deve trabalhar a sua URL.

Ela deve estar otimizada para a palavra-chave em destaque utilizada ao longo de todo o texto.

Procure sempre fazer URLs curtas e objetivas. As pessoas precisam ler rapidamente e já saber o que encontrarão no seu site.

Compartilhamento nas Redes Sociais

É aquela história: não basta fazer, você precisa divulgar.

De nada adianta você otimizar todo seu artigo para as técnicas de SEO, indexar no Google, trabalhar o Link Building se você não divulgar nas redes sociais.

Além de ter um site responsivo, navegável e com conteúdo relevante você precisa disseminar isso nas suas redes sociais, para que atinja o máximo de pessoas possível.

Use as redes sociais à seu favor como Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram para se sobressair e aparecer na primeira página do Google.

Use Imagens e Vídeos no Seu Conteúdo

Obviamente criar um conteúdo relevante, atraente, informativo é pré-requisito para aparecer na primeira página do Google, mas não se apegue apenas a isso.

Por mais completo que seja seu artigo no quesito texto, procure utilizar outros recursos como imagens e vídeos que tenham apelo visual.

Colocar imagens que ilustrem o que você está dizendo são legais para trazer mais vida ao seu texto, além de ajudar o leitor a ter um descanso na vista, principalmente se o texto for longo.

Da mesma forma, linkar vídeos também podem ser recursos que você pode oferecer ao seu leitor caso ele queira obter a informação de uma outra maneira, de forma mais prática.

Se o vídeo não for feito pela sua empresa, coloque como “abrir em outra aba” na hora de linkar para que seu leitor não saia da sua página.

Ferramentas Para a Sua Estratégia de SEO

Existem algumas ferramentas e sites que podem ser verdadeiros aliados e te ajudar a otimizar sua página para o Google.

Elas podem oferecer uma versão básica gratuita e mais recursos na versão paga que podem ser essenciais para você criar conteúdos relevantes e direcionados para seu público. Confira as principais!

SEMrush

SEMrush é uma ferramenta paga que oferece dados relevantes para você posicionar seu site na primeira página do Google.

Ele é considerado uma das melhores ferramentas para análise de SEO. Ele faz uma análise minuciosa de pesquisas das palavras mais pesquisadas e analisa a concorrência.

O site permite que você pesquise seu próprio site para ver como ele está posicionado, mas também de outros domínios. Além disso, ele é bem intuitivo e responsivo!

O que você pode encontrar lá:

  • Principais palavras-chave orgânicas
  • Palavras-chave relacionadas
  • Resultados da pesquisa orgânica
  • Distribuição por posição orgânica
  • Principais concorrentes orgânicos
  • Mapa de posicionamento competitivo
  • Backlinks
  • Análise de dois ou mais domínios

E muitas outras funções.

Ubersuggest

A UberSuggest é uma ferramenta gratuita (com recursos pagos adicionais) que dá uma visão geral sobre o volume das palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Ela também mostra dados como custo por clique sem limitação e sazonalidades, entre outros de igual relevância.

Esta ferramenta SEO também sugere frases de cauda longa, heads, e analisa os concorrentes para ajudar a tomar decisões com base no que eles fazem.

Para utilizá-la, basta acessar o site e inserir o endereço do seu site ou, se preferir, a palavra-chave que pretende usar.

Espere alguns instantes para que os robôs façam a análise completa do panorama para os termos que você buscou.

Os primeiros resultados vão apontar para uma visão geral do SEO, mostrando:

  • Volume de busca: quantas buscas são feitas em média por mês
  • Dificuldade de SEO: a concorrência que você terá de enfrentar para ranquear nas primeiras posições
  • Dificuldade nos resultados pagos: a concorrência para os anúncios em mídia paga
  • Custo por Clique (CPC): o quanto você terá que pagar em média ao Google para receber cliques em seus links em anúncios.

Rolando para baixo, você verá também uma lista com ideias de palavras-chave para explorar, listadas por critérios como volume, concorrência e CPC.

Para tornar ainda mais completa a análise, a Ubersuggest também dá ideias de conteúdos que você pode desenvolver a partir dessas keywords.

MOZ

O Moz é uma ferramenta que possibilita acompanhar e otimizar o seu site de acordo com o que o Google considera mais relevante. É considerada uma das ferramentas mais inovadoras de marketing digital da atualidade.

A ferramenta permite que o SEO enxergue a autoridade de cada uma das páginas do seu site, bem como encontre os link buildings para o seu site. Tudo isso considerando as métricas dos relatórios das redes sociais.

O Moz também verifica parâmetros para comparações, avalia o tempo de carregamento do site e traz o número de compartilhamentos nas redes sociais.

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta específica de análise de backlinks. A ferramenta free backlink checker mostra diversos gráficos dos backlinks, permitindo visualizar as informações de formas diferentes e com facilidade. Tudo muito intuitivo.

Ele informa se há link em outras páginas de domínios, mostra se o link está apenas em uma página de domínio, se o link está em algum texto ou em alguma imagem, frame ou formulário, dentre outras funções.

KeywordPlanner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta para pesquisas de palavras-chaves.

O Google criou esse Planejador de Palavras-Chave integrado ao Google Ads, que era conhecido como Adwords.

Com isso, ele economiza tempo nas configurações, pois já vem personalizado para o seu site e oferece funcionalidades importantes e de interesse para você fazer seu site aparecer na primeira página do Google.

Para fazer uso dele você só precisa ter uma conta no Google Ads.

Com essa ferramenta você pode também fazer uma análise dos seus competidores e seus referenciais.

Você pode também pesquisar resultados específicos, realizar pesquisas múltiplas ou por categoria.

Para saber mais como usar a ferramenta, acesse aqui.

Google Ads: utilize o tráfego pago para alavancar sua estratégia de marketing

profissional digital acessando smartphone em frente a laptop

Agora você deve estar pensando: “Neil, meu amigo, meu mentor, você sabe que Ads não é busca orgânica, certo?”

Bem, apenas me escute, ok?

Eu vou começar com um exemplo porque é a única maneira de entender o quão verdadeiramente eficaz a utilização de Google Ads pode ser.

Então, vamos buscar por “Melhor CRM.”

Aqui está a página de resultados:

primeira página de resultados de pesquisa no google pelo termo melhor CRM

Um pouco diferente, não é? Não há um único resultado orgânico antes de deslizar o scroll.

Há quatro anúncios pagos de Ads e um snippet de um único resultado orgânico.

Isso leva o usuário a várias etapas apenas para alcançar resultados orgânicos e decidir onde clicar nessa página de resultados.

Mas algo ainda mais importante destaca-se aqui.

A intenção da palavra-chave e os resultados que aparecem não se alinham.

Observe a imagem novamente e veja o que eu quero dizer.

Os resultados falam sobre o seu próprio produto e dizem que eles são os melhores no mercado.

Isso não surpreende, de verdade. Todo mundo quer que seus produtos e serviços sejam vistos como os melhores.

Mas para essa busca, isso é um problema.

E mais importante, essa é a oportunidade para você aparecer com aquela palavra-chave.

Aqui está a razão!

O que as pessoas buscam quando elas escrevem “Melhor CRM”?

Elas estão procurando por empresas nesse momento?

Não. Elas estão buscando por uma comparação de CRMs para poder ver qual é o melhor. Elas querem considerar todas as alternativas e opções antes de decidir.

Você pode validar isso observando os resultados orgânicos, os quais apresentam comparações e avaliações.

Já começa no snippet:

resultados orgânicos da pesquisa de melhor CRM no google

E se estende aos resultados orgânicos na SERP:

página de resultados para ferramentas de CRM

O Google quer ajudar o buscador a encontrar o que ele está procurando o mais rápido possível.

Isso significa que os primeiros resultados orgânicos geralmente refletem a intenção de quem busca.

Então, ao invés de procurar um anúncio de produtos se auto-intitulando o melhor, o que o usuário está realmente procurando é uma comparação de CRMs.

Agora, você lembra dos melhores resultados pagos? Eles provavelmente não estão ganhando cliques porque não estão respondendo à pergunta de quem está buscando.

O conteúdo não está batendo com a intenção por trás da busca.

Agora, quero trazer um exemplo para esta mesma pesquisa, mas realizada em inglês.

Veja na imagem abaixo o quarto resultado.

resukltados do google para pesquisa em inglês para melhor crm

Se eu fosse apostador (o que eu sou), apostaria que esse site com baixa autoridade de domínio está ganhando inúmeros cliques para “Melhor CRM”.

E ainda supera os anúncios que estão acima.

Esse site desconhecido pode ranquear com os gigantes porque ele fez um melhor trabalho combinando a intenção da palavra-chave com o seu anúncio.

É praticamente uma forma de burlar o sistema, mas que funciona perfeitamente e não tem absolutamente nada de errado nisso, uma vez que você está oferecendo um conteúdo mais interessante para o seu usuário do que os outros.

Agora verifique todo o tráfego que você “rouba” sem bater de frente com as grandes marcas no ranking orgânico:

resumo de resultados para a pesquisa mrlhor crm

Ao contrário de falar sobre seu próprio produto, o quarto anúncio alinha seu conteúdo para parecer exatamente com os resultados orgânicos.

Entretanto, eles aparecem antes dos resultados orgânicos sem esforço na construção de links.

Você não precisa ranquear organicamente uma palavra-chave para conseguir tráfego através dela. Mas lembre-se de combinar a intenção da busca e copiar os resultados orgânicos para direcionar tráfego.

O Que Significa Google Ads?

Google Ads, antigo Adwords, nada mais é do que uma ferramenta paga usada para uma empresa gerar receita através de links patrocinados, ou seja, anúncios.

Trata-se de uma plataforma de publicidade criada pelo Google. Através desse serviço o seu site pode ser exibido logo na primeira página do Google na forma de links patrocinados.

Como funciona? Quando alguém digita no buscador do Google algum serviço ou produto oferecido pela sua empresa, o site do seu negócio aparece em destaque logo no começo.

Veja um exemplo:

resultados na área de compras da pesquisa do google para carrinhos de bebê

Importância do Ads Para Estratégias de Marketing

Utilizando esse recurso você será capaz de aumentar a quantidade de pessoas que acessam seu site e gerar mais leads ou quem sabe prospectar mais clientes.

Sabe-se que o Ads é a principal fonte de receita do Google. A maior parte da renda do Google vêm desses anúncios pagos pelas empresas.

Isso mostra o quão eficaz ele pode ser e o quanto as empresas já utilizam isso para se destacar no buscador e atender as necessidades dos seus usuários.

Como Anunciar Minha Empresa no Google

Um bom anúncio pelo Ads no Google tem a capacidade de alcançar as pessoas certas no momento certo que elas estão buscando pelo seu produto, serviço ou informação.

Se você quer promover sua empresa, essa pode ser uma maneira mais rápida para atingir seu objetivo de forma mais direcionada.

Além disso, através do Ads você consegue mensurar os resultados também para saber quem é o seu maior público. E trabalhar isso no futuro para captar mais clientes.

Crie Uma Conta no Google Ads

O primeiro passo para você uso dos anúncios do Google é criar uma conta no Google Ads.

Para criar uma conta do Google Ads, você precisa ter um endereço de e-mail e o website da sua empresa.

Acesse o link e siga o passo a passo, preenchendo todas as informações solicitadas.

Configurações Iniciais da Campanha

Acesse o suporte do Google para dúvidas na configuração da sua conta. Ao criar uma conta no Ads com todas as informações solicitadas você já terá acesso à aba para criar sua campanha.

Avalie as opções disponíveis e selecione aquelas que tiverem mais a ver com o conteúdo que irá anunciar e com os seus objetivos.

Definição das Palavras-Chave a Trabalhar

Antes de criar a campanha você já deve estar munido de uma lista das melhores palavras-chave para o seu conteúdo.

Use as ferramentas que listei acima para obter as palavras-chave que seu público-alvo mais utiliza na busca por um serviço ou produto.

Outra forma de pensar nas melhores palavras-chave é se colocar no lugar do seu usuário e pensar como você digitaria o que procura no Google.

Por exemplo, se estiver procurando por camisetas de séries, você pode tanto usar palavras-chave específicas como “comprar camisetas de séries”, “comprar camisetas de filmes”, “comprar camisetas geeks”, como também mais gerais como “comprar camisetas online”.

Otimizando a Sua Campanha

Com o Ads você consegue criar uma ou mais campanhas e cada uma delas você utiliza um grupo de anúncios.

Cada grupo de anúncio é constituído pelas palavras-chave que você seleciona e é através dela que seu potencial cliente pode encontrar a sua página.

Na hora que você criar sua campanha você poderá escolher por diferentes formatos que podem ser:

  • Rede de pesquisa com exibição em display
  • Rede de pesquisa que aparecem no mecanismo de busca e sites relevantes que integram a rede de pesquisa
  • Rede de display que aparecem em sites parceiros como Youtube e Gmail
  • Google Shopping na área de e-commerce do Google
  • Vídeo Online no Youtube ou outros sites

Escolha aquele que melhor atende às necessidades da sua empresa.

Após criar sua campanha você deve escolher um título relevante que resuma bem seus anúncios.

Depois basta criar os links patrocinados que incluem textos, imagem e até mesmo versão mobile para celular. O título deve conter 25 caracteres e a descrição até 35 caracteres.

Objetividade é o segredo para chamar a atenção dos usuários. Utilize CTA (Call to Action) para despertar o interesse como “Saiba mais” ou “Compre agora”.

Depois de definir isso tudo é hora de escolher o custo por clique (CPC).

Você pode colocar manualmente os lances para cada clique ou deixar livre para que o Ads defina lances automaticamente com o intuito de maximizar os cliques dentro de um orçamento pré-estabelecido.

Análise de Resultados da Sua Campanha do Ads

O acompanhamento e mensuração dos resultados talvez seja a parte mais importante após criar sua campanha.

Através dos resultados dos relatórios você poderá otimizar a campanha para que da próxima vez seja ainda melhor!

O Ads oferece a possibilidade de gerar relatórios que exibem métricas de desempenho.

Com facilidade você pode encontrar a quantidade de anúncios visualizados, a quantidade de cliques e interações no pós-clique, o que ajuda a contabilizar o número de conversões.

Para obter os relatórios você deve clicar em “Relatórios” no menu principal, e em seguida, clicar em “+ Relatório”.

Você pode escolher o tipo de relatório que deseja e configurar as métricas para acompanhamento.

Com esses relatórios você pode obter informações específicas sobre quais palavras-chave dão mais resultados, bem como qual o melhor horário para divulgar os seus anúncios.

Ferramentas Para a Sua Estratégia de Anúncios Pagos

Ranquear bem uma página no Google requer conhecimento sobre os fatores que levam um site a aparecer com destaque.

Da mesma forma, é necessário conhecer as ferramentas que são usadas para orientar uma estratégia de SEO orgânico e pago.

Algumas delas já foram apresentadas neste artigo, mas há outras que valem pelo menos um teste.

Confira abaixo uma breve descrição de cada uma delas! 🙂

KeywordPlanner

Se você quiser um norte para descobrir as melhores palavras-chave para seus anúncios você pode usar o KeyWord Planner ou Planejador de Palavras-Chave do Google.

Basta digitar a palavra-chave que tem em mente para sua campanha e automaticamente aparecerão outras sugestões de palavras relacionadas.

Na mesma página você poderá ver o tráfego estimado para sua campanha e o preço médio por clique (CPC) de cada palavra para ter uma base. Com isso você pode ter uma ideia da concorrência para seu negócio.

Google Data Studio

Além da própria plataforma Google Adwords, você pode monitorar o sucesso de suas campanhas pagas pelo Data Studio.

Nele, você tem acesso às principais métricas usadas para descobrir o alcance dos anúncios veiculados na plataforma de anúncios do Google em relatórios completos.

Outra característica importante é que o Data Studio é totalmente customizável, permitindo que você fique a par das métricas que realmente interessam. 

Opteo

Entre as ferramentas fora do Google, o Opteo se destaca pela praticidade.

Funciona como um consultor de SEO virtual, propondo melhorias nos anúncios com base em auditorias automáticas.

Para aceitar essas melhorias, tudo o que você precisa fazer é clicar em aceitar, deixando para a ferramenta o restante do trabalho.

Você pode, por exemplo, fazer ajustes nos lances por keyword, parar a veiculação de campanhas com performance mais fraca e controlar seu budget, entre outros recursos.

Google Trends

Fico pasmo ao ver que grande parte dos gestores de sites subestima o poder da ferramenta Google Trends.

Afinal, ela faz algo da maior relevância, que é mostrar as palavras-chave mais buscadas no momento.

Para negócios sujeitos a sazonalidades, essa é uma ferramenta obrigatória em estratégias de SEO para anúncios e conteúdos orgânicos.

Optimise Lab

Parceira do Google, a Optimise Lab oferece uma série de recursos para otimização de campanhas pagas.

Ela analisa, por exemplo, os dados históricos para identificar quais aspectos das campanhas geram valor comercial e quais não geram.

A partir disso, são feitos ajustes nas campanhas deficitárias, reduzindo o desperdício nos orçamentos de marketing.

Também ajuda a definir os objetivos em cada uma delas conforme o perfil do negócio, concorrência e outros fatores essenciais.

Whatagraph

Os dashboards das ferramentas de análise de Ads apresentam muitas métricas de PPC, que podem ser de difícil compreensão. 

O Whatagraph simplifica isso ao exibir só as principais métricas como cliques, impressões, conversões e muito mais, ajudando a acompanhar seus KPIs.

Dicas poderosas para aparecer no Google

profissional concentrada e calma em frente a laptop

Escreva Mais Posts Que a Concorrência

Ao escrever mais conteúdo, você vai conseguir uma posição melhor no ranking do Google.

Isso não é segredo para ninguém.

Quanto mais você escrever, mais páginas serão indexadas e mais tráfego você traz para o seu site.

Se você está escrevendo entre 5 a 10 posts por mês, ainda não é suficiente.

Sua concorrência e líderes de mercado estão escrevendo mais que 16 todo mês.

Você não pode esperar superar um concorrente ou se igualar a um líder de mercado escrevendo menos, pode?

Não mesmo.

Você precisa escrever como se seu negócio dependesse disso. Porque baseado na informação acima, você depende!

E não pode ser só um post com 500 palavras que você cria em uma hora.

Essa é a média de palavras dos melhores conteúdos aos olhos do Google.

Tudo na primeira página do Google tem mais de 2.000 palavras.

Isso significa que você precisa escrever um conteúdo mais aprofundado, que condense todas as informações encontradas no site concorrente e que seja um artigo solucionador de problemas.

Esse conteúdo deve ser preenchido com imagens, exemplos e instruções passo a passo.

Agora é a hora que você começa a pensar “Como é que eu vou arrumar tempo pra escrever mais?“

Se esse é o caso, talvez você precise contratar alguém.

A boa notícia é que marketing de conteúdo custa 62% menos que outros meios de marketing. E gera 3x mais o número de leads.

Se você quer começar a ranquear nas principais palavras-chave, precisa produzir conteúdo valioso e exclusivo – e em grande quantidade.

Além disso, você também precisa otimizar seu conteúdo para gerar o maior CTR possível.

Por quê? Porque otimizar cabeçalho e meta descrição para usuários pode resultar em um aumento de 10% de CTR.

E um aumento de CTR significa que você está no caminho para ranquear melhor!

Escreva pensando na persona

Quando se trata de gerar leads, volume sem qualidade não adianta muita coisa.

Aliás, se tem uma coisa que torna o marketing digital muito mais atrativo é exatamente a precisão das campanhas criadas com as suas ferramentas.

Nesse sentido, todo conteúdo orgânico ou pago precisa ser construído para dialogar com o perfil de cliente ideal, chamado de buyer persona, ou simplesmente persona.

Você pode montar uma gratuitamente para o seu negócio em ferramentas como o Gerador de Personas da Hubspot ou o Fantástico Gerador de Personas.

Siga uma estratégia

Os robôs do Google são incansáveis no seu trabalho constante de análise de sites e ranqueamento.

Eles são implacáveis com aqueles que deixam de publicar conteúdos regularmente, relegando-os às posições inferiores caso não mantenham uma certa frequência.

“Legal Neil, mas será que terei tanto assunto assim para publicar em um blog?”

Acredito que sim, considerando que não existe atividade que não esteja sujeita a avanços em suas práticas.

Na falta de assuntos novos, você pode também expandir os conteúdos já publicados, atualizando-os, corrigidos ou tornando-os mais completos.

O importante é que você tenha uma estratégia de conteúdo que seja capaz de manter seu site sempre nas primeiras posições e, para isso, mantê-lo atualizado é essencial.

Conquiste Avaliações e Destaques em Listas

Às vezes, gastar dinheiro em anúncios PPC para ranquear melhor em palavras-chave não é uma opção.

Gastar muito tempo e dinheiro na criação de guias para ranquear suas palavras-chave desejadas também pode não ser viável.

Felizmente, você ainda pode ter seu nome em um ranking de alto nível! Tudo com pouco trabalho.

Ao invés de fazer seu site aparecer na primeira página do Google por Ads ou rankings orgânicos, você pode ganhar destaque em conteúdos colaborativos com o mínimo de tempo e esforço.

Veja o que eu quero dizer:

Basta ir até o Google e procurar “melhores ferramentas de SEO”:

dicas de como aparecer no google

Todos os resultados são posts no estilo lista no qual o autor faz uma avaliação e analisa as principais ferramentas.

É basicamente uma propaganda grátis.

Assim, você expõe seu nome para milhares de consumidores que estão clicando nestes resultados do topo da lista.

E o mesmo acontece na busca em inglês, como mostro na imagem abaixo:

resultados de pesquisa do google para melhores SEO

Vamos clicar no primeiro resultado da PC Magazine:

resultado do site PC Maganize para melhores SEO

O site faz uma cobertura de cada ferramenta de SEO, fornecendo avaliações de cada característica delas para os leitores.

Você pode usar esses posts com estilo de lista para seu benefício. Consiga uma boa nota nesses posts e você vai conseguir um retorno gigantesco de tráfego.

Por exemplo, milhares de pessoas já pesquisaram por “ferramentas de SEO.”

resumo de frequência de pessoas que pesquisam pelo termo

Se esse é seu caso, faço o seu trabalho para contatar os responsáveis e ser destacado nesta lista.

O tráfego resultante será enorme:

gráfico de porcentagem do tráfego das posições de resultados do Google

Se você se destacar em todos os links de comparação que já estão no topo da página, você estará ganhando tráfego de cada um deles.

E esse tráfego já estará preparado para comprar de você.

Um pouco de esforço em divulgação pode poupar anos de trabalho e colocar sua marca em frente a pesquisadores ávidos no Google.

Mesmo com tempo e dinheiro limitados, ainda é possível ter sua marca no topo dos resultados.

Basta se esforçar um pouco mais. Com perseverança e foco, você conseguirá!

Vantagens de contratar uma agência para consolidar sua presença no Google

cumprimento na contratação de agência para resultados

Se você não tem tanto conhecimento dessa área, tem dificuldade em entender como as estratégias de marketing digital funcionam ou não tem tempo para perder com isso, pense em contratar uma agência para cuidar disso para você.

Uma agência de marketing digital pode te ajudar a consolidar sua presença e te colocar em destaque no Google através de profissionais qualificados e ferramentas otimizadas para isso.

Pense nisso se quiser fazer seu site aparecer na primeira página do Google e ter mais sucesso nas suas vendas.

Conclusão

Aparecer na primeira página do Google é quase impossível se você está apenas começando.

Isso é duro, mas é verdade.

Líderes do mercado têm produzido conteúdo por anos dominando todas as melhores palavras-chave e páginas de resultado.

Alguns deles também gastam milhões em campanhas publicitárias de alto orçamento.

Então você não pode esperar estar na primeira página quando está apenas começando.

A concorrência já está muito à sua frente. Eles já acumularam milhares de links e incontáveis compartilhamentos enquanto você nem estava pensando nisso.

Suas marcas já estão bem consolidadas e suas autoridades são muito altas.

Mas você ainda precisa de tráfego orgânico para prosperar e fazer seu negócio crescer.

Felizmente, há algumas soluções alternativas.

Tente pesquisar e produzir conteúdo para palavras-chave de cauda longa. O volume pode ser menor, mas a concorrência também.

Use táticas como anúncios pagos para ranquear acima dos resultados orgânicos para palavras-chaves que você sabe que nunca será capaz de ranquear organicamente.

Tente receber reviews em posts em estilo de lista para se destacar em artigos muito acessados.

Existem muitos métodos não convencionais para que sua empresa se destaque no tráfego e seja melhor posicionada no Google.

Você só precisa ser um pouco criativo e não desistir. Ao final, os resultados valerão muito a pena!

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/aparecer-no-google/

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *